Caracterizava a atuação do Estado Desenvolvimentista no Bra...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (43)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, que trata do papel do Estado desenvolvimentista no Brasil. Essa é uma parte crucial da história econômica do país, especialmente no contexto do século XX, quando estratégias de desenvolvimento econômico eram implementadas com o objetivo de modernizar a economia nacional.
Alternativa Correta: B - Altas taxas de proteção aduaneira, com o objetivo de proteger a indústria interna nascente substituidora de importações.
O Estado desenvolvimentista no Brasil, especialmente durante as décadas de 1950 a 1980, adotou uma política de substituição de importações. Essa estratégia envolvia a criação de barreiras tarifárias para proteger as indústrias nacionais emergentes da concorrência externa, possibilitando seu crescimento. Esse processo foi fundamental para industrializar o país e diminuir a dependência de produtos importados. Fontes como a literatura econômica de Celso Furtado e análises sobre a política econômica do governo Juscelino Kubitschek corroboram essa abordagem.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Política explícita de subsídio agrícola ao setor primário exportador, visando a aumentar sua competitividade no exterior. Essa alternativa é incorreta, pois o foco do estado desenvolvimentista era menos em subsídios para exportações agrícolas e mais em fortalecer a indústria local.
C - Alto grau de abertura para o exterior para usufruir as vantagens comparativas do país em relação aos produtos primários. Na verdade, o Estado desenvolvimentista era caracterizado pelo fechamento econômico, com altas tarifas para proteger a indústria nacional, e não abertura para o exterior.
D - Grandes obras de infra-estrutura bem sucedidas com a utilização de volumes expressivos de capital estrangeiro, como por exemplo a Ferrovia do Aço. Embora grandes obras de infraestrutura fossem características do período, a dependência de capital estrangeiro não era privilegiada. Muitas obras eram financiadas internamente ou com empréstimos controlados.
E - Preocupação excessiva com o nível de geração de emprego no setor industrial, incentivando os investimentos intensivos de mão-de-obra. O foco era na industrialização rápida, muitas vezes com investimento em capital e tecnologia, e não exclusivamente na geração de emprego intensivo em mão-de-obra.
Compreender o papel do Estado desenvolvimentista é essencial para entender a evolução industrial e econômica do Brasil no século XX. Essa análise é crucial para auditorias em políticas econômicas e históricas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa B
O presidente Getúlio Vargas foi quem implementou a transição definitiva de uma economia
agroexportadora para uma economia urbano-industrial moderna. Designado como
industrialização por substituição de importações (inicialmente o objetivo era produzir
internamente produtos industriais antes importados), esse período, ideologicamente, passou a
ser conhecido como Nacional Desenvolvimentista.
A ideia era superar as restrições externas por meio da produção doméstica de bens
anteriormente importados, ainda que isso onerasse o consumidor com preços mais elevados.
Além disso, buscava-se tornar a matriz de exportações mais diversificada, reduzindo a
dependência da balança comercial de bens primários.
Teorizava-se que o Estado deveria lançar mão de um protecionismo na indústria nacional,
adotando:
• Elevação das tarifas aduaneiras;
• Desvalorização real do câmbio;
• Controle de câmbio e de importação
Fonte: prof Celso Natale Estratégia Concursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo