A respeito de banco de dados, julgue o próximo item. No Diag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3451591 Banco de Dados

A respeito de banco de dados, julgue o próximo item. 


No Diagrama Entidade-Relacionamento (DER), a razão de cardinalidade entre duas entidades indica se a participação de uma entidade em um relacionamento é obrigatória ou opcional, sendo, portanto, usada para definir restrições de participação mínima.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E (Errado)

1. Tema central da questão

A questão aborda o conceito de razão de cardinalidade no Diagrama Entidade-Relacionamento (DER), especialmente sua relação com restrições de participação mínima e obrigatoriedade de participação.

2. Resumo teórico

No DER, dois conceitos importantes frequentemente confundidos são:

  • Cardinalidade: Define quantos elementos de uma entidade podem estar relacionados com quantos elementos de outra entidade (exemplo: 1:N, N:M, 1:1). Ela trata da quantidade máxima de ocorrências.
  • Restrição de participação: Mostra se a existência de uma entidade em um relacionamento é obrigatória (participação total) ou opcional (participação parcial). Isso se refere à participação mínima.

Fontes: Elmasri & Navathe, "Sistemas de Banco de Dados", Cap. 7.

3. Justificativa da alternativa correta

A afirmação está errada porque razão de cardinalidade refere-se apenas à quantidade máxima de vínculos possíveis entre entidades, como "um para muitos" ou "muitos para muitos". Já as restrições de participação mínima (obrigatória ou opcional) são expressas separadamente no DER, muitas vezes por meio de anotações específicas ou símbolos.

Exemplo prático: Em um relacionamento entre "Aluno" e "Turma", a cardinalidade pode ser "um aluno pode estar em várias turmas" (1:N), mas a obrigatoriedade (participação mínima) define se todo aluno deve obrigatoriamente estar em alguma turma (participação total) ou não (participação parcial).

4. Estratégias para interpretação

Sempre leia atentamente os termos "cardinalidade" e "participação". Muitas bancas tentam confundir os conceitos. Observe se a questão fala de quantidade máxima (cardinalidade) ou mínima (participação), e associe corretamente cada termo. Fique atento a palavras como "restrição", "mínima", "obrigatória" e "opcional".

Resumo final: Cardinalidade é sobre quantidade máxima; restrição de participação é sobre mínima. Misturar esses conceitos é uma pegadinha clássica!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Razão de cardinalidade → Especifica o número máximo de instância de relacionamento em que uma entidade pode participar.

Grau de relacionamento → É o número de entidades participantes. Pode ser: Unária, Binária e Terciária.

Participação → Restrição que determina o número mínimo de instância de relacionamento em que cada entidade pode participar.

E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo