PiscinaEra uma esplêndida residência, na Lagoa Rodrigo de Fr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Olímpia - SP
Q1225923 Português
Piscina
Era uma esplêndida residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, cercada de jardins e tendo ao lado uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracos grotescos se alastrando pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem. Diariamente desfilavam diante do portão aquelas mulheres silenciosas e magras, lata d’água na cabeça. De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando. Naquela manhã de sábado ele tomava seu gim-tônica no terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beir a da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto. Era um ser encardido, cujos molambos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um b icho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina. De súbito pareceu à dona da casa que a estranha criatura se esgueirava, portão adentro, sem tirar dela os olhos. Ergueu-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: já transpusera o gramado, atingia a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos, sempre a olhá-la, em desafio, e agora colhia água com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça – e em pouco sumia-se pelo portão. Lá no terraço o marido, fascinado, viu toda a cena. Não durou mais de um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate. Não teve dúvida: na semana seguinte vendeu a casa.
(Fernando Sabino, A mulher do vizinho. Adaptado)
Observando-se a relação temporal entre os verbos destacados na passagem – … já transpusera o gramado, atingia a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos –, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Interpretação de texto — relação temporal entre ações verbais

Esta questão exige que você compreenda como o uso dos tempos verbais expressa a ordem dos acontecimentos em um texto. O foco está no entendimento do pretérito mais-que-perfeito (transpusera) e do pretérito imperfeito (atingia, agachava-se), conforme a norma-padrão.

Regra gramatical:
De acordo com Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o pretérito mais-que-perfeito indica “uma ação passada e concluída, anterior a outra igualmente passada”. Já o pretérito imperfeito expressa uma ação no passado, porém em curso ou habitual, sem precisar exata no tempo.

Análise dos verbos:
No trecho analisado:

  • Transpusera (mais-que-perfeito): a mulher já havia transposto o gramado antes das próximas ações.
  • Atingia e agachava-se (imperfeito): ações que ocorriam no mesmo período, mas após ter transpôsto o gramado.

Ou seja, há uma sequência cronológica explícita: transpor → atingir → agachar-se.

Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D acerta ao afirmar que “a ação de transpor é anterior às demais ações expressas”. O uso do mais-que-perfeito antecipa uma ação do passado em relação a outras também passadas.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Errada. Não há simultaneidade: “transpusera” ocorre antes das outras ações.
  • B) Incorreta. “Agachar-se” ocorre após transpor o gramado, seguindo a ordem da narrativa.
  • C) Incorreta. O verbo “transpusera” (mais-que-perfeito) mostra que atingir acontece depois de transpor.
  • E) Errada. Todas as ações estão no passado; não há progressão para o futuro.

Dica para provas:
Para questões sobre tempo verbal, identifique o tempo de cada verbo e pergunte-se: “Esta ação já terminou antes das outras?”. Fique atento ao pretérito mais-que-perfeito, pois ele sempre indica anterioridade no passado.

Compreender esse ponto evita pegadinhas e permite determinar a sequência correta dos fatos no texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva d

a ação de transpor é anterior às demais ações expressas.

PF é?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo