A radiografia sempre foi e ainda é o principal exame
complementar de diagnóstico para o cirurgião-dentista.
Como técnica de exame dos dentes e estruturas
circunvizinhas, tem sido aplicada principalmente a
radiografia intraoral; e, como técnica de exame da área
maxilo-mandibular-facial, têm sido aplicadas as
radiografias extraorais. Referente ao conhecimento
adquirido sobre as técnicas radiográficas, uma
radiografia periapical tem como finalidade: