Em relação aos estados de Coma, podemos afirmar corretamente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: Fundação FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Médico |
Q3576400 Medicina
Em relação aos estados de Coma, podemos afirmar corretamente que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão trata dos estados de coma, principalmente sobre a síndrome do enclausuramento (Locked-In Syndrome), que é essencial diferenciar dos demais estados alterados de consciência no contexto da Medicina Intensiva.

Alternativa correta: AO estudo eletroencefalográfico é geralmente normal na síndrome do enclausuramento.
O diagnóstico dessa síndrome baseia-se na preservação da consciência e função cognitiva, apesar de paralisia quase total. O EEG (eletroencefalograma) geralmente é normal nesse quadro, pois as funções cerebrais superiores estão preservadas, sendo a principal lesão nas vias motoras ou tronco encefálico. Segundo o Manual MSD para Profissionais de Saúde: “o eletroencefalograma exibe um padrão normal de vigília-sono”. Esse achado difere dos estados vegetativos ou comatosos verdadeiros, em que o EEG costuma mostrar lentificação ou padrões anormais.

Análise das alternativas incorretas:

B) A ausência de reflexo pupilar após 72h de parada cardiorrespiratória não é bom prognóstico, pelo contrário, indica lesão cerebral grave e mau prognóstico (prognóstico ruim).

C) No contexto da lesão cerebral traumática, o termo “estado vegetativo permanente” só é considerado após pelo menos 12 meses da lesão, e não 30 dias. Em 30 dias, denomina-se estado vegetativo persistente, segundo critérios neurológicos clássicos (referência: Harrison’s Principles of Internal Medicine).

D) Apesar da necessidade de associar tiamina à glicose para evitar a encefalopatia de Wernicke, a menção a “encefalopatia de Binswanger” está equivocada, pois esta última está associada à doença dos pequenos vasos cerebrais e não à deficiência de tiamina.

E) A warfarina NÃO está indicada na estenose da artéria cerebral média; o tratamento do AVC isquêmico por estenose arterial geralmente envolve antiagregantes plaquetários, salvo quando há cardioembolismo documentado. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares reforçam essa abordagem.

Dica de prova: Atenção a termos como “normal”, “permanente”, “associada”, pois costumam ser explorados como pegadinhas em concursos. Detalhes fisiopatológicos e a relação entre exame complementar e quadro clínico são fundamentais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo