A educação física começou a se preocupar
com atividade física para pessoas com deficiência,
no final da década de 1950. O início da prática do
desporto no Brasil aconteceu pela reabilitação
e deu-se em virtude de iniciativas de Robson
Sampaio de Almeida e Sérgio Serafim Del Grande,
após ficarem deficientes físicos em decorrência de acidentes e irem procurar os serviços de
reabilitação nos Estados Unidos. Ao analisar o
histórico do esporte adaptado e sua posterior
evolução para o alto rendimento (Paralimpíadas),
criaram uma forte associação com o “modelo
médico da deficiência”. Na Educação Física
Escolar, a adoção irrefletida desse modelo pode
levar a distorções pedagógicas. Considerando o “modelo social da deficiência”, qual
prática docente melhor exemplifica a superação
dessa visão e a aplicação correta dos princípios
de inclusão no esporte educacional?