“É a correspondência oficial externa usada pelas autoridade...
“É a correspondência oficial externa usada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração Publica entre si e, também com particulares”.
O enunciado acima se refere a qual tipo de documento oficial?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Ofício
Tema central da questão: A questão aborda o reconhecimento do ofício como um dos principais instrumentos de comunicação formal entre órgãos públicos ou entre autoridades públicas e particulares.
Resumo teórico: No contexto da redação oficial, é fundamental conhecer os tipos de documentos administrativos utilizados na comunicação entre órgãos e servidores públicos. O ofício é a modalidade padrão para tratar assuntos oficiais de interesse público tanto internamente quanto externamente. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o ofício é utilizado para comunicação com outros órgãos, autoridades ou mesmo cidadãos, tratando sempre de temas relacionados ao serviço público.
Justificativa da alternativa correta (D - Ofício): O enunciado descreve um documento utilizado para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração Pública entre si e também com particulares. Isso é exatamente a função do ofício: documentar solicitações, encaminhamentos, comunicações ou respostas entre órgãos públicos ou deste com cidadãos. É o documento mais versátil e formal na comunicação oficial.
Análise das alternativas incorretas:
A - Memorando: Embora também seja um documento usado na Administração, o memorando serve para comunicação interna (entre setores de um mesmo órgão), nunca para comunicação com particulares.
B - Declaração: Uma declaração é um documento simples, usado apenas para afirmar um fato ou situação. Não serve para comunicação formal entre órgãos ou autoridades.
C - Carta: A carta é, em geral, utilizada para correspondência não oficial ou para comunicações pessoais, não sendo o documento padrão da administração pública.
Estratégias de interpretação: Ao analisar esse tipo de questão, preste atenção especial a termos como autoridades públicas, comunicação oficial e interesse público. Eles costumam indicar a escolha do termo ofício. Fique atento também para não confundir comunicação interna (memorando) com comunicação externa (ofício).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá pessoal (GABARITO LETRA D)
---------------------------------------------------------
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Fonte: Manual de redação da Presidência da República / Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. – 2. ed. rev. e atual. – Brasília : Presidência da República, 2002.
---------------------------------------------------------
Fé em Deus!
1171/94
h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
#FÉ
D)
Ofício.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo