A instrumentação de canais radiculares atresiados sempre fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884996 Odontologia

A instrumentação de canais radiculares atresiados sempre foi tarefa difícil para os que se dedicam à clínica endodôntica. Nestes casos, durante muito tempo, empregaram-se ácidos inorgânicos, como sulfúrico, fenil sulfônico e clorídrico, porém, estes ácidos têm um poder lesivo muito grande sobre os tecidos vivos, em particular sobre os tecidos perirradiculares. Em 1957, Ostby indicou a solução salina de Etilenodiamino Tetracético Dissódico (EDTA) para a instrumentação de canais atresiados. Analise as afirmativas abaixo e dê valores V (verdadeiro) ou F (falso).


( ) O EDTA, na sua forma de ácido, apresenta um pequeno poder de descalcificação, porque sua solubilidade em água é grande.

( ) A solubilidade do EDTA está diretamente relacionada com o número de átomos de hidrogênio dos radicais carboxila substituídos por sódio. Como apresenta quatro radicais carboxila, podemos obter quatro tipos de sais: mono, di, tri e tetrassódico.

( ) Devido à capacidade de descalcificação e a compatibilidade biológica do EDTA em relação aos tecidos pulpares e perirradiculares, empregamos o sal dissódico.

( ) Diversos trabalhos indicam que as soluções de EDTA apresentam ação remineralizadora sobre a dentina, o que é verificado por meio de testes de microdureza.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas