A psicanálise refere-se a uma teoria, a um método de invest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FUNIVERSA Órgão: IFB Prova: FUNIVERSA - 2012 - IFB - Psicólogo |
Q398347 Psicologia
A psicanálise refere-se a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Como teoria, trata-se de um conjunto de conhecimentos sistemáticos a respeito do funcionamento da vida psíquica; como método de investigação, refere-se ao método interpretativo, que busca o significado oculto do que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como sonhos, delírios, associações livres e atos falhos; e, como prática de tratamento, está relacionada à busca do autoconhecimento. A base de sustentação da corrente psicanalítica está na descoberta do inconsciente. Os adeptos dessa teoria acreditam que aí está constituída a base principal das neuroses e, a partir dessa descoberta, foi imposta uma modificação do trabalho terapêutico. Assim, a base dos tratamentos passou a ser descobrir as repressões e suprimi-las por meio de um juízo que aceitasse ou condenasse definitivamente o que deveria ser excluído. Foi esse método que originou a prática profissional chamada psicanálise, em substituição ao método catártico.
A. M. B. Bock, O. Furtado e M. L. T. Teixeira. Psicologias: uma introduçãoao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008 (com adaptações).
A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto à estrutura do aparelho psíquico referente à existência de três instâncias psíquicas.
Alternativas