Na Administração Pública, os documentos em papel, oriundos ...
(__) O protocolo é um serviço que recebe, registra, classifica, distribui, controla a tramitação e a expedição desses documentos.
(__) O protocolo observa a padronização e a uniformidade dos procedimentos, que tornam a rastreabilidade dos documentos mais fáceis, evitando retrabalho e garantindo a agilidade no processamento das informações.
(__) O protocolo representa o início das atividades da gestão de documentos. Essa etapa garante a eficácia das atividades arquivísticas, levando em conta que os procedimentos padronizados serão seguidos com fidelidade pelos seus usuários.
(__) As rotinas de protocolo abrangem desde a entrada ou produção de processos e documentos, passando por seu controle, tratamento, análise e encaminhamento às unidades ou envio aos órgãos externos.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Todos os itens estão corretos.
O tema central da questão é o protocolo na gestão de documentos na Administração Pública. Para resolver a questão, é fundamental entender as funções e a importância do protocolo no processo de gestão documental, que inclui recebimento, registro, classificação, distribuição, controle de tramitação e expedição de documentos.
Justificativa da Alternativa Correta:
Item I: O protocolo é de fato um serviço que realiza todas as atividades mencionadas: recebe, registra, classifica, distribui e controla a tramitação e expedição de documentos. Essas são funções essenciais para que os documentos sejam devidamente gerenciados e localizáveis.
Item II: A padronização e a uniformidade dos procedimentos no protocolo são essenciais para a rastreabilidade dos documentos. Isso evita retrabalho e garante agilidade, confirmando que este item é verdadeiro.
Item III: O protocolo marca o início das atividades de gestão documental. Os procedimentos padronizados garantem que as atividades arquivísticas sejam eficazes, seguindo normas estabelecidas. O item é verdadeiro.
Item IV: As rotinas de protocolo realmente envolvem desde a entrada até o envio de documentos, passando por controle, tratamento, análise e encaminhamento. Portanto, este item também é verdadeiro.
Tendo em vista que todos os itens (I, II, III e IV) estão corretos, a resposta correta é a alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab.: D
QUESTÃO MAL FORMULADA
(FALSO) O protocolo representa o início das atividades da gestão de documentos. Essa etapa garante a eficácia das atividades arquivísticas, levando em conta que os procedimentos padronizados serão seguidos com fidelidade pelos seus usuários.
O protocolo encontra-se na segunda fase da gestão documentação (UTILIZAÇÃO), logo, não inicia as atividades da gestão de documentos.
O protocolo atua na fase de arquivo corrente, que faz parte da etapa de utilização, sim. Ou seja:
✅ Na gestão documental, o protocolo inicia o processo.
✅ Na arquivística, o protocolo está inserido na etapa de utilização, pois trata de documentos ativos, em uso.
Resumo conciso:
O protocolo inicia a gestão documental (registro, controle e tramitação).
Arquivisticamente, ele atua na fase de arquivo corrente, dentro da etapa de utilização dos documentos.
Logo, o gabarito é, de fato, D.
questão anulável
Quando a questão diz que o protocolo “representa o início das atividades da gestão de documentos”, ela está usando uma linguagem mais ampla e funcional, porque o protocolo costuma ser a porta de entrada do documento no sistema de gestão documental da instituição — mas tecnicamente, ele faz parte da fase de utilização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo