O Código de Trânsito Brasileiro estabelece o uso de sinaliz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3294455 Segurança e Transporte
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece o uso de sinalização temporária de trânsito para situações de obras, serviços de conservação ou emergências nas vias, visando garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores, bem como a fluidez do tráfego nas áreas afetadas por tais situações.

No que diz respeito ao levantamento de local de acidente de trânsito, com relação aos dispositivos de sinalização temporária, é correto afirmar: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra E — dispositivos de sinalização temporária são usualmente cones, cilindros e balizadores móveis.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os manuais de sinalização do CONTRAN preveem o uso de sinalização temporária para garantir a segurança em situações especiais, como obras, serviços de manutenção ou emergências. Esses dispositivos têm como objetivo alertar e orientar os condutores e pedestres sobre alterações nas condições normais da via.

Os dispositivos de sinalização temporária mais comuns incluem:

  • Cones
  • Cilindros delimitadores
  • Balizadores móveis
  • Placas móveis
  • Painéis de mensagem variável

Esses elementos têm sim valor pericial, pois podem indicar mudanças no fluxo, possíveis causas ou agravantes do acidente. Eles são utilizados antes, durante ou após o acontecimento de eventos que modifiquem as condições normais da via, inclusive acidentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo