A Lei Federal nº 14.133/2021 estabeleceu um novo regime jur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4327813 Direito Administrativo
A Lei Federal nº 14.133/2021 estabeleceu um novo regime jurídico para licitações e contratos administrativos, reforçando a necessidade de planejamento das contratações públicas e aprimorando mecanismos de governança, controle e transparência. Considerando os princípios e diretrizes introduzidos por essa legislação, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • A (Incorreta): É exatamente o contrário. A lei prioriza a fase interna/preparatória (antes de abrir a licitação para o público). O planejamento nunca é dispensado, ele é o coração da nova lei.

  • B (Incorreta): O Estudo Técnico Preliminar (ETP) é um documento onde o governo estuda o que vai comprar antes de fazer o edital. Ele é a regra, e não proibido! Ele só pode ser dispensado em casos muito simples e excepcionais, mas jamais proibido.

  • C (Incorreta): A lei prevê sim responsabilização. Se o agente público (ou a empresa) fizer besteira, fraudar ou errar feio por descuido grave, eles serão punidos. O governo criou inclusive as "linhas de defesa" para vigiar isso de perto.

  • D (Incorreta): A fiscalização contratual continua firme e forte (e até mais exigente). Quando o governo contrata a empresa para pintar uma escola, tem que ter um fiscal lá com a prancheta olhando se a tinta não está diluída em água. Nunca deixou de existir.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo