Alguns pontos sobre a abordagem cognitivo-comportamental for...
[...] Os psicólogos cognitivos, mais do que “inconsciente”, utilizam a expressão “não consciente”, e o definem como um motor para soluções de problemas, de mobilização de criatividade e de construção de raciocínio.
[...] A psicologia cognitiva e as terapias cognitivo-comportamentais nasceram com a chamada revolução cognitiva.
[...] Os cientistas cognitivistas partem do princípio de que utilizamos representações internas sobre o mundo externo quando pensamos, e são essas representações internas que precisam ser exploradas.
[...] Se o foco da ciência cognitiva é a mente, a psicologia cognitiva, por sua vez, visa a compreender o funcionamento da mente humana e os seus processos internos por meio da memória.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão abordando a psicologia cognitivo-comportamental e suas teorias. A alternativa correta é a C - V, V, V, F. Vamos entender por quê.
1. A primeira afirmação é verdadeira: A abordagem cognitiva realmente prefere o termo “não consciente” em vez de “inconsciente”. O “não consciente” refere-se aos processos mentais que não estão no foco da consciência, mas influenciam o comportamento e o pensamento, como a resolução de problemas e a criatividade. É uma noção importante na psicologia cognitiva, que foca em como as pessoas processam informações.
2. A segunda afirmação também é verdadeira: De fato, a psicologia cognitiva e as terapias cognitivo-comportamentais surgiram durante a chamada revolução cognitiva. Essa revolução, ocorrida por volta das décadas de 1950 e 1960, foi um movimento que enfatizou a importância dos processos mentais internos, marcando uma mudança de foco da psicologia comportamental para a cognitiva.
3. A terceira afirmação é verdadeira: Os cientistas cognitivistas realmente partem do princípio de que utilizamos representações internas do mundo externo. Essas representações são fundamentais para a maneira como percebemos, pensamos e agimos, e são um ponto central na teoria cognitiva, que busca explorar e compreender essas representações.
4. A quarta afirmação é falsa: Embora a psicologia cognitiva realmente se preocupe com o funcionamento da mente e seus processos internos, não é correto afirmar que isso é feito apenas por meio da memória. A psicologia cognitiva abrange uma variedade de processos cognitivos, incluindo atenção, linguagem, percepção, raciocínio e, sim, memória, mas não se limita a este último.
Com essas explicações, entendemos por que a alternativa C é a correta, pois reflete corretamente as verdades e imprecisões baseadas nos conceitos da psicologia cognitivo-comportamental.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C. [...] Se o foco da ciência cognitiva é a mente, a psicologia cognitiva, por sua vez, visa a compreender o funcionamento da mente humana e os seus processos internos por meio da memória.
→ a psicologia cognitiva não se restringe apenas ao estudo da memória, mas também aborda percepção, atenção, raciocínio, linguagem, tomada de decisão
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo