Sobre a modalidade e estrutura do Centro de Atenção Psicosso...
Sobre a modalidade e estrutura do Centro de Atenção Psicossocial:
I- O CAPS tipo I atende a pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
II- O CAPS tipo II pode ser implantado em municípios ou regiões de saúde com população acima de setenta mil habitantes.
III- O CAPS deve ter os seguintes ambientes: Área externa para embarque e desembarque de ambulância; espaço interno de convivência; espaço de acolhimento; salas de atendimento individualizado; salas de atividades coletivas; espaço de convivência; banheiros com chuveiro e com sanitário públicos adaptados para pessoas com necessidades especiais; banheiro com vestiário para funcionários; posto de enfermagem; sala de medicação; farmácia; quarto coletivo com acomodações individuais com banheiro contíguo; sala administrativa; sala de reunião; almoxarifado; arquivo; refeitório; cozinha; área de serviços, entre outros.
IV- O CAPS III proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad.
Com base nas proposições, pode-se afirmar que a alternativa CORRETA é: