O monóxido de carbono (CO) é um gás altamente tóxico produz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: SED-SC Prova: FURB - 2026 - SED-SC - Professor - Biologia |
Q4079325 Biologia
O monóxido de carbono (CO) é um gás altamente tóxico produzido pela combustão incompleta de compostos orgânicos. Sua toxicidade decorre, principalmente, de sua interação com proteínas respiratórias e do impacto indireto sobre processos metabólicos celulares. Analise as afirmativas a seguir:
I.O monóxido de carbono liga-se à hemoglobina com afinidade significativamente maior que o oxigênio, deslocando o equilíbrio da ligação O2−hemoglobina e dificultando a liberação de oxigênio nos tecidos.
II.A presença de monóxido de carbono no sangue provoca deslocamento da curva de dissociação da oxi-hemoglobina para a esquerda, aumentando a afinidade residual da hemoglobina pelo oxigênio.
III.O monóxido de carbono atua diretamente como gás de efeito estufa primário, sendo responsável pela retenção significativa de radiação infravermelha na atmosfera.
IV.A toxicidade do monóxido de carbono pode afetar a respiração celular não apenas pela redução do transporte de oxigênio, mas também pela interferência em enzimas mitocondriais dependentes de heme.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas