O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q1912858 Engenharia de Petróleo
Para que os fluidos do reservatório sejam produzidos é preciso energia, resultante de circunstâncias e situações geológicas ocorridas.
Relacione as descrições de reservatório a seguir ao respectivo mecanismo de produção.
I. Reservatório com pressão que decresce devagar e continuamente, com razão gás-óleo inicialmente constante e com posterior aumento contínuo após certa produção de gás e com fator de recuperação entre 20 e 30% do óleo originalmente existente na formação;
II. Pressão do reservatório se mantém elevada por mais tempo com a razão gás-óleo se mantendo próxima à razão de solubilidade original da mistura do reservatório. Fatores de recuperação altos, podendo chegar a 75% do óleo originalmente existente.
III. Reservatório com pressão que decresce rápido, principalmente no início da vida produtiva, e contínuo. Necessária aplicação de método de elevação artificial de início, devido à baixa produção, com fator de recuperação de 5% a 20%. Gás começa a fluir muito cedo na vida produtiva do reservatório.
IV. Reservatório que atua com mais de um mecanismo de produção e que a vazão de produção favorece o tempo de segregação da mistura existente no reservatório devido ao efeito da gravidade.
V. Reservatório que, após algum tempo de vida produtiva, ultrapassou a pressão de saturação e produz através de mais de um mecanismo.
( ) Gás em solução ( ) Capa de gás ( ) Influxo de água ( ) Combinado ( ) Segregação gravitacional
Assinale a opção que indica a correlação correta, na ordem apresentada.
Alternativas