Levando em consideração a fase pré-analítica em hematologia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300212 Biomedicina - Análises Clínicas
Levando em consideração a fase pré-analítica em hematologia laboratorial, analise os itens abaixo:
I- Após coleta de sangue, é fundamental homogeneizar vigorosamente os tubos de critrato.

II- O Ácido etilenodiaminotetracético, a heparina e o citrato de sódio são os anticoagulantes mais utilizados para exames hematológicos.

III- Os materiais dos tubos de coleta não influenciam na variabilidade dos valores de referência.

Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Somente as afirmativas I e III são falsas.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender por que a alternativa correta é a letra C.

I- Após coleta de sangue, é fundamental homogeneizar vigorosamente os tubos de citrato.

Essa afirmativa é falsa. Após a coleta de sangue, os tubos de citrato devem ser homogeneizados, mas de forma suave, e não vigorosamente. A homogeneização deve ser suave para evitar a hemólise e garantir a integridade da amostra. A hemólise pode interferir nos resultados dos testes, especialmente em exames de coagulação. Fontes: Manuais de boas práticas laboratoriais e guias de coleta de sangue, como os da CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute).

II- O Ácido etilenodiaminotetracético, a heparina e o citrato de sódio são os anticoagulantes mais utilizados para exames hematológicos.

Essa afirmativa é verdadeira. Os três anticoagulantes mencionados – EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), heparina e citrato de sódio – são, de fato, amplamente utilizados em exames hematológicos. Cada um tem suas indicações específicas. Por exemplo, o EDTA é comumente usado para hemogramas, enquanto o citrato de sódio é utilizado em exames de coagulação. Fontes: Diretrizes laboratoriais e literatura sobre coleta de sangue.

III- Os materiais dos tubos de coleta não influenciam na variabilidade dos valores de referência.

Essa afirmativa é falsa. Os materiais dos tubos de coleta podem, sim, influenciar nos resultados laboratoriais e na variabilidade dos valores de referência. Diferentes materiais, como vidro ou plástico, e diferentes aditivos nos tubos podem interagir de maneiras que afetam o resultado do teste. Por isso, é crucial seguir as recomendações específicas para cada tipo de exame. Fontes: Estudos sobre pré-analítica e variabilidade laboratorial.

Com base nessa análise, a alternativa correta é a letra C, pois as afirmativas I e III são falsas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Não se agita Vigorosamente o tubo.

O material do tubo influência sim nos resultados.

A alternativa C é a resposta correta porque as afirmativas I e III são falsas, enquanto a afirmativa II é verdadeira. No item I, a homogeneização dos tubos com anticoagulante deve ser feita de maneira suave e imediatamente após a coleta para prevenir a ativação dos fatores de coagulação e garantir a distribuição adequada do anticoagulante, mas não de forma vigorosa, pois isso poderia causar a lise das células sanguíneas e introduzir artefatos nos resultados dos exames. No item III, é incorreto afirmar que os materiais dos tubos de coleta não influenciam na variabilidade dos valores de referência; a verdade é que os materiais podem sim interferir nos resultados dos testes laboratoriais, e é por isso que a escolha do tubo correto e a manipulação cuidadosa do mesmo são essenciais para a acurácia dos resultados. Já o item II é verdadeiro, pois o Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), a heparina e o citrato de sódio são de fato os anticoagulantes mais comuns usados nos exames hematológicos, cada um com um papel específico dependendo do tipo de análise a ser realizada. Portanto, a alternativa C é correta ao afirmar que as afirmativas I e III são falsas.

Item três foi mal formulado. Deveria ser: "O tipo do tubo de coleta"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo