Paulo e Antônio são servidores públicos federais e também o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1941962 Ética na Administração Pública
Paulo e Antônio são servidores públicos federais e também ocupam cargos em comissão na Administração Pública Federal. Diariamente, após o fim do expediente, tais servidores se dirigem a um bar perto do local de trabalho. Lá, Paulo sempre bebe exageradamente até cair, enquanto Antônio é um pouco mais moderado. Nada disso, porém, parece prejudicar o trabalho de ambos, visto que eles são considerados os mais produtivos da equipe de trabalho. Assim, do ponto de vista ético, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a ética na conduta de servidores públicos, especialmente no que diz respeito ao comportamento fora do ambiente de trabalho. Trata-se de compreender como a ética não se limita ao atendimento das obrigações funcionais, mas também abrange o comportamento pessoal que pode impactar a imagem do serviço público.

A alternativa D é a correta. Ela afirma que Antônio, mesmo bebendo menos que Paulo, deveria ter dado o exemplo ético de não ingerir bebida alcoólica habitualmente perto do local de trabalho. Esta alternativa está correta porque demonstra a importância do exemplo ético, especialmente para aqueles que ocupam cargos de confiança, como os cargos em comissão. A ética na administração pública não se limita apenas ao desempenho funcional, mas também ao comportamento que pode influenciar a percepção pública sobre o servidor e a instituição que ele representa. Servidores públicos ocupam uma posição de referência e seu comportamento deve ser pautado por princípios éticos, inclusive em momentos de lazer, para manter a confiança da sociedade na Administração Pública.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - A afirmação de que apenas Antônio não pode ser repreendido eticamente está incorreta. Ambos os servidores têm a responsabilidade de manter uma conduta que sirva de exemplo, independentemente do nível de consumo de álcool.

B - A ideia de que Paulo e Antônio estão proibidos de beberem qualquer tipo de bebida alcoólica em público é exagerada. Não há uma proibição absoluta, mas espera-se um comportamento prudente e que não comprometa a imagem da administração pública.

C - A noção de que, por não estarem em serviço, Paulo e Antônio podiam se embriagar rotineiramente o quanto quisessem é equivocada. Embora a liberdade pessoal seja respeitada, a ética demanda que eles considerem o impacto de suas ações na percepção pública e na integridade de suas funções.

Essas análises mostram como a ética na administração pública se estende além do horário de trabalho e como a imagem do servidor pode influenciar a confiança da sociedade na administração. A ética deve ser uma prática contínua e abrangente, refletindo tanto na vida pessoal quanto profissional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Foi anulada? Deveria ser!

Como que o cara bebe diariamente e não é alcoólatra? Antônio não é exemplo pra ninguém. Não tem alternativa certa.

Tá tudo errado, porém eu fui na menos errada kkkkk

GAB: D

Mano que fdp cara as duas condutas estão errda , estamos chegando a um ponto no concurso público de escolher a menos errada

com Deus na frente pertencerei a brilhosa pmce rumo cfp 2023..

a menos errada é a D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo