La construcción en que se utiliza un infinitivo dentro de un...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3333225 Espanhol
La construcción en que se utiliza un infinitivo dentro de un modificador del adverbio es
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Lejos de arrepentirse.

1. Tema central da questão:
Esta questão aborda o uso de advérbios e locuções adverbiais em espanhol, especialmente quando um infinitivo (verbo não conjugado) aparece como parte de um modificador adverbial. É um tema comum em concursos porque exige atenção à estrutura sintática das frases e como diferentes elementos podem atuar como modificadores no espanhol.

2. Resumo teórico:
Os advérbios modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, expressando circunstâncias como tempo, modo, lugar, etc. Já as locuções adverbiais são expressões formadas por duas ou mais palavras que juntas desempenham a função de advérbio. Quando um infinitivo (como “arrepentirse”) aparece em uma construção desse tipo, ele pode fazer parte de um modificador adverbial, indicando relações como causa, finalidade, condição, etc.
Referência: “Gramática Descriptiva de la Lengua Española”, Real Academia Española.

3. Justificativa da alternativa correta:
B - Lejos de arrepentirse apresenta a estrutura adverbial “Lejos de” (longe de) seguida de um infinitivo (“arrepentirse”). Aqui, todo o segmento “lejos de arrepentirse” atua como um modificador da ação principal, indicando uma circunstância adverbial. Esse é o padrão requisitado pela questão.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A – “La finalidad de comer”: “De comer” indica finalidade, mas modifica um substantivo (“finalidad”), não um advérbio.
  • C – “Se dedica a vender”: “A vender” complementa o verbo “dedica”, não um advérbio.
  • D – “Nadó sin respirar”: “Sin respirar” expressa modo, mas não está como modificador de advérbio e sim do verbo “nadó”.
  • E – “Cansado de caminar”: “De caminar” modifica o adjetivo “cansado” (expressando causa), não um advérbio.

5. Estratégias de interpretação:
Atenção às relações sintáticas. Pergunte-se: “O infinitivo está modificando um advérbio (ou uma locução adverbial)?” Se estiver modificando verbo, substantivo ou adjetivo, descarte. Evite se guiar apenas pelo “de + infinitivo”: o importante é qual palavra está sendo modificada na frase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo