“Depois de dominado o território foi preciso ocupar de forma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102454 História
“Depois de dominado o território foi preciso ocupar de forma produtiva a terra, montando nela um sistema de produção cujos lucros cobrissem os gastos da ocupação adotando no Brasil. Alguns historiadores consideram que a origem do Estado no Brasil data da implantação do governo-geral em Salvador na Bahia, e teve como importância, segundo Boris Fausto: ‘a instituição do governo-geral iria representar um passo importante na organização administrativa da colônia e também representou um esforço de centralização administrativa’, trecho retirado do livro História Concisa do Brasil.” (Disponível em: http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br/2009/11/formacao-do-estado-no-brasil-colonia-e.html.) Uma das principais funções a que se propunha do governo-geral citado era: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Garantir o funcionamento da indústria açucareira e da extrativista, assegurando ao Reino de Portugal a posse, a mais extensa possível, do perímetro litorâneo da terra recém-descoberta.

1. Tema central: A questão aborda a implantação do governo-geral no Brasil colonial em 1549, um marco fundamental para a centralização administrativa e a organização do Estado português na colônia. O aluno precisa conhecer o contexto da administração colonial e os objetivos econômicos e políticos de Portugal no período.

2. Base teórica: O governo-geral foi criado porque as capitanias hereditárias, sistema anterior, não garantiram o pleno controle e exploração das terras. Segundo Boris Fausto (“História Concisa do Brasil”), o governo-geral visava centralizar o poder, organizar a defesa, incentivar a produção açucareira e assegurar o domínio da Coroa sobre o litoral, área estratégica para evitar invasões estrangeiras e facilitar o escoamento da produção.

3. Justificativa da alternativa correta (D): Esta alternativa é a mais adequada porque reflete fielmente o papel do governo-geral: proteger o território litorâneo, garantir o funcionamento das atividades econômicas (açúcar e extrativismo) e consolidar a presença portuguesa na América. O litoral era vital para a economia colonial, pois era dali que se escoavam produtos para a metrópole.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A: A ocupação lusitana e a distribuição de sesmarias começaram antes do governo-geral, nas capitanias hereditárias. Feitorias eram usadas antes e não garantiam ocupação efetiva.
  • B: A catequese e o domínio dos indígenas foram, em parte, responsabilidade dos jesuítas, mas não eram a principal função do governo-geral, que tinha atribuições administrativas e militares mais amplas.
  • C: O governo-geral foi criado justamente para limitar o poder dos grandes proprietários e garantir a centralização na figura do representante do rei, o governador-geral. Não se conferiu exclusividade de poderes políticos, administrativos e judiciários aos latifundiários.

5. Estratégias de interpretação: Atente-se aos termos-chave do enunciado, como “centralização administrativa” e “organização da colônia”. Eles direcionam para funções amplas do governo-geral, e não apenas para ações pontuais (como catequese ou feitorias). Desconfie de alternativas muito restritivas ou que focalizam somente um grupo social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

FUNÇÃO PRINCIPAL DO GOVERNO-GERAL, COMO O PRÓPRIO TEXTO DIZ, É ADMINISTRAR, NO CASO ELES ADMINISTRAM OQUE DÁ MAIS DINHEIRO QUE É O AÇÚCAR.

O erro da alternativa A é falar sobre feitorias, não existiram feitorias no processo de colonização aqui no Brasil.

Gabarito D

Garantir o funcionamento da indústria açucareira e da extrativista, assegurando ao Reino de Portugal a posse, a mais extensa possível, do perímetro litorâneo da terra recém-descoberta. próprio texto nos entrega nossa resposta letra E

LETRA D

Acerca das feitorias mencionadas, torna a questão incorreta pois foram medidas basilares, e muito precárias, da coroa como tentativa de garantir a posse do território em face das investidas das demais nações europeias.

Logo notou-se ser uma medida infrutífera principalmente por sua precariedade.

--------------------------------

(Caso esteja errado me informem por privado)

@estuda_gg

Letra D

A instituição do governo-geral no Brasil, como mencionado no texto, representou um passo importante na organização administrativa da colônia. Uma das principais funções desse governo-geral era garantir o funcionamento eficiente da indústria açucareira, que era uma das principais fontes de lucro para o Reino de Portugal na época. Além disso, o governo-geral estava envolvido na administração e controle do território para assegurar a posse e exploração eficaz das riquezas da colônia, incluindo o perímetro litorâneo. Portanto, a opção D é a mais precisa em relação ao papel do governo-geral na época.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo