Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Fede...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: MPE-AL Prova: COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Contador |
Q861450 Auditoria Governamental

Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermédio da técnica de auditoria, dentre outras atividades:


I. Realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob responsabilidade dos órgãos públicos e privados, inclusive nos projetos de cooperação técnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crédito

II. Apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis.

III. Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro e demais sistemas administrativos e operacionais, com exceção do sistema de pessoal, onde deve ser usada a técnica de fiscalização.


Com relação às afirmações acima, verifica-se que está(ao) correta(s)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C – I e II.

Tema central: A questão trata das competências do Sistema de Controle Interno (SCI) do Poder Executivo Federal, conforme previsto na legislação, principalmente na Lei nº 10.180/2001 e no Decreto nº 3.591/2000. É fundamental saber o que cabe ao SCI, especialmente no uso de técnicas de auditoria, e distinguir suas funções das demais formas de controle.

Resumo teórico: O SCI é responsável por avaliar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos de gestão de recursos públicos, atuando sobre órgãos e entidades públicos e privados que administrem esses recursos. Entre suas funções, destacam-se a auditoria de recursos, apuração de irregularidades e controle dos sistemas administrativos (art. 74, CF/88 e arts. 13 e 14 da Lei 10.180/2001).

Justificativa da alternativa correta:

  • I: Correta. O SCI pode auditar órgãos públicos e privados que manejem recursos federais, inclusive em projetos internacionais, conforme art. 14, I, da Lei 10.180/2001.
  • II: Correta. O SCI deve apurar atos ilegais ou irregulares tanto de agentes públicos quanto privados, inclusive comunicando à contabilidade (art. 13, IV, Lei 10.180/2001).
  • III: Incorreta. O SCI pode e deve auditar também o sistema de pessoal. Não existe essa exceção na legislação; a auditoria pode ser aplicada a todos os sistemas administrativos, incluindo pessoal.

Análise das alternativas incorretas:

  • A/B: São incompletas, pois apenas um dos itens está correto.
  • D: Inclui o item III, que está incorreto.
  • E: Considera todos corretos, mas o item III contém erro conceitual.

Estratégia de interpretação: Em questões desse tipo, leia cuidadosamente cada afirmativa e identifique termos que sugiram restrições não previstas em lei (“exceção do sistema de pessoal”). Atenção especial às pegadinhas que tentam criar limitações não reais às atribuições do SCI.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta C

III. Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro e demais sistemas administrativos e operacionais, com exceção do sistema de pessoal, onde deve ser usada a técnica de fiscalização.

XXIII - realizar auditorias e fiscalização nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais;

#TCE-AL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo