Na identificação precoce de disfagia orofaríngea em neonato...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156650 Fonoaudiologia
Na identificação precoce de disfagia orofaríngea em neonatos gemelares com síndrome genética em UCINCo, o achado clínico mais preditivo de broncoaspiração silente é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para resolver esta questão, é fundamental compreender o conceito de disfagia orofaríngea em neonatos, especialmente os que têm condições genéticas ou são gemelares, e identificar sinais de broncoaspiração silenciosa.

A disfagia orofaríngea refere-se a dificuldades em engolir causadas por problemas na fase oral ou faríngea do processo de deglutição. Em neonatos, esses problemas são críticos, pois podem levar à broncoaspiração, onde o alimento ou líquido entra nas vias aéreas, aumentando o risco de complicações pulmonares.

O achado clínico mais preditivo de broncoaspiração silente em neonatos é a "Dessaturação discreta após 2 minutos de mamada" (Alternativa B). Isso ocorre porque a redução nos níveis de oxigênio no sangue pode indicar uma dificuldade respiratória que, em alguns casos, está relacionada à broncoaspiração durante a alimentação. Este sintoma é um sinal indireto de que algo está errado, uma vez que a broncoaspiração pode não ser acompanhada de tosse ou outros sinais visíveis (broncoaspiração silente).

Analisando as alternativas incorretas:

A - Elevação laríngea reduzida durante sucção nutritiva: Embora a elevação laríngea reduzida possa indicar problemas de deglutição, não é um sinal preditivo direto de broncoaspiração silente, já que não se correlaciona diretamente com a oxigenação.

C - Alteração do padrão respiratório de base: Alterações respiratórias podem ser comuns em neonatos por diversos motivos, mas sem uma relação direta com a broncoaspiração silente.

D - Presença de estridor inspiratório intermitente: Estridor indica obstrução das vias aéreas superiores e não é específico para broncoaspiração. Pode estar presente em outras condições respiratórias.

E - Modificação do ritmo de sucção por fadiga: Embora fadiga durante a alimentação possa ocorrer devido a várias condições, não é um indicador específico de broncoaspiração.

Em resumo, ao identificar sinais de dessaturação discreta em neonatos durante a alimentação, o profissional deve suspeitar de broncoaspiração silente, tornando a alternativa B a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo