Releia o trecho do Texto 1, observando os verbos destacados...
"Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição no enfrentamento da fraude e da corrupção", diz o estudo do TCU.
Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "Os critérios de avaliação de riscos institucionais e de fraude e corrupção não estão definidos, e não há controles proativos de detecção de transações incomuns", diz o relatório.
No entanto, possui atualmente menos funcionários que há (1) três anos - não há (2) concurso desde 2009 - e continua a depender de laudos de estabilidade feitos por empresas contratadas pelas próprias mineradoras interessadas em ter barragens e minas em atividade.
Sobre as afirmações do verbo HAVER nas ocorrências (1) e (2), assinale a alternativa INCORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o uso do verbo haver nas duas ocorrências destacadas no trecho do texto.
Tema abordado: Trata-se de uma questão gramatical que envolve o uso e a classificação do verbo haver, focando na sua impessoalidade, tempo verbal e função.
Análise das alternativas:
Alternativa A: "O sentido do verbo haver em (1) e em (2) é o mesmo, ou seja, 'existir'."
Essa alternativa está INCORRETA. O verbo haver em (1) tem o sentido de "passar de tempo", enquanto em (2) realmente tem o sentido de "existir". Portanto, o sentido não é o mesmo nos dois casos.
Alternativa B: "O verbo haver é impessoal tanto em (1) quanto em (2)."
Essa alternativa está CORRETA. Nos dois casos, o verbo haver é impessoal, ou seja, não tem sujeito e fica sempre na terceira pessoa do singular.
Alternativa C: "O tempo verbal em (1) e em (2) é o presente do indicativo."
Essa alternativa está CORRETA. Em ambos os casos, o verbo haver está no presente do indicativo.
Alternativa D: "Em (1) e em (2) o verbo haver não funciona como auxiliar."
Essa alternativa está CORRETA. O verbo haver não é utilizado como verbo auxiliar em nenhuma das ocorrências mencionadas.
Conclusão: A alternativa A é a INCORRETA, pois ela afirma incorretamente que o sentido do verbo haver é o mesmo nas duas ocorrências.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
``` Este gabarito comentado utiliza as tags HTML para destacar informações importantes, como a correção das alternativas e as explicações sobre cada uma delas. A formatação com cores e negrito ajuda a evidenciar os conceitos mais importantes para a interpretação correta da questão.Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
✓ No entanto, possui atualmente menos funcionários que há (1) três anos - não há (2) concurso desde 2009 - e continua a depender de laudos de estabilidade feitos por empresas contratadas pelas próprias mineradoras interessadas em ter barragens e minas em atividade.
➥ Lembrando que a questão pede a alternativa incorreta: O sentido do verbo HAVER em (1) e em (2) é o mesmo, ou seja, “existir” → INCORRETO. Primeiramente o verbo "haver" foi empregado para indicar tempo decorrido e logo após foi empregado com o sentido "ocorrer" (=ambos são impessoais).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Tive que vir nos comentários para perceber que pediram a INCORRETA. Enfim, acontece. Vamos para a próxima! Sempre em frente.
1º ) Haver = Tempo Decorrido
2º) Haver = Valor Existencial
Na primeira ocorrência o verbo não estaria no passado do indicativo? Isso tornaria a alternativa C também errada.
Nossa! Errei uma questão boba dessa isso que dar não terminar de ler as alternativas e já sair marcando
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo