O valor semântico estabelecido pelas conjunções entre as pa...
"Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição no enfrentamento da fraude e da corrupção", diz o estudo do TCU.
Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "Os critérios de avaliação de riscos institucionais e de fraude e corrupção não estão definidos, e não há controles proativos de detecção de transações incomuns", diz o relatório.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê:
B - "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE]."
Aqui, a conjunção "quanto menor" estabelece uma relação de proporcionalidade. Essa estrutura compara duas grandezas e indica que à medida que uma diminui (grau de robustez dos controles), a outra aumenta (fragilidade da instituição). Portanto, a classificação do valor semântico como proporcionalidade está correta.
Agora vamos analisar as alternativas incorretas:
A - "Quando você tem um órgão com estrutura tão precária e vulnerável à corrupção, uma consequência é que as atividades finalísticas... [CONSEQUÊNCIA]."
Nesta frase, a conjunção "quando" expressa uma relação de tempo e condição e não de consequência. Aqui, "quando" indica um momento específico em que algo ocorre, não havendo uma relação direta de causa e efeito, mas sim de temporalidade. Portanto, a classificação de "consequência" está incorreta.
C - "Na ANM, o Regulamento da Auditoria Interna não contém vedação para que os auditores internos participem em atividades... [COMPARAÇÃO]."
A expressão "para que" indica finalidade ou propósito, não havendo uma relação de comparação. O termo aqui revela a intenção de permitir a participação dos auditores em atividades específicas. Portanto, a classificação de "comparação" está incorreta.
D - "Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM... [TEMPORALIDADE]."
A conjunção "mas" é usada para indicar oposição ou contraste, e não temporalidade. Neste contexto, "mas" está introduzindo uma ideia que contrasta com o que foi dito anteriormente, tornando a classificação de "temporalidade" incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
a) "Quando você tem um órgão com estrutura tão precária e vulnerável à corrupção, uma consequência é que as atividades finalísticas... [CONSEQUÊNCIA] → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa temporal, o valor semântico expresso é de tempo.
b) "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE] → CORRETO. Quanto menos... maior (=temos uma correlação que marca uma conjunção subordinativa proporcional, o teor semântico é sim de proporcionalidade).
c) "Na ANM, o Regulamento da Auditoria Interna não contém vedação para que os auditores internos participem em atividades... [COMPARAÇÃO] → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa final, o valor semântico expresso é de finalidade, fim, objetivo.
d) Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM... [TEMPORALIDADE] → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, o valor semântico expresso é de contradição.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre conjunções e quer que analisemos o valor semântico das conjunções abaixo. Vejamos:
Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).
.
A) "Quando você tem um órgão com estrutura tão precária e vulnerável à corrupção, uma consequência é que as atividades finalísticas... [CONSEQUÊNCIA].
Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...
São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...
Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.
.
B) "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE].
Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...
São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...
Ex.: Quanto mais resolvia questões, mais aprendia o assunto das provas.
.
C) "Na ANM, o Regulamento da Auditoria Interna não contém vedação para que os auditores internos participem em atividades... [COMPARAÇÃO].
Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...
São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)
Ex.: Fazemos tudo, para que você passe nas provas.
.
D) Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM... [TEMPORALIDADE].
Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...
São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...
Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.
.
Gabarito: Letra B
#PPMG
A alternativa correta é (B): "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE].
A conjunção "quanto menor" estabelece uma relação de proporcionalidade, indicando que à medida que uma grandeza diminui (grau de robustez dos controles), outra aumenta (fragilidade da instituição). Essa classificação está correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo