O excerto que nos apresenta os cenários e contextos onde se...
TEXTO PARA A QUESTÃO
Mudança
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra.
A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, Sinha Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.
– Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai. Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo. (Vidas Secas, excerto).
O excerto que nos apresenta os cenários e contextos onde se desenrola o drama de Sinha vitória, Fabiano, a cachorra Baleia e os Meninos apresenta vários vocábulos que fazem parte do universo sociocultural do sertão semiárido, recheados de encontros vocálicos que trazem sonoridade e expressividade para a narrativa. Sendo possível classificar estes como:
1. Ditongo crescente
2. Ditongo decrescente
3. Hiato
( ) planície
( ) aió
( ) juazeiros
( ) caatinga
( ) baú
( ) chegou
( ) baleia
( ) diabo
A sequência correta para a classificação dos vocábulos extraídos do corpo do texto é: