A Serra foi desbravada territorialmente, pós-invasão portugu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1278770 História e Geografia de Estados e Municípios
A Serra foi desbravada territorialmente, pós-invasão portuguesa, pelos catequizadores jesuítas, como muitos outros municípios litorâneos do Espírito Santo. Os primeiros habitantes registrados na história oficial do Município foram:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Os tupiniquins, antigos no lugar e depois os temiminós, trazidos do Rio de Janeiro, em 1556.

1. Tema central da questão

A questão aborda as primeiras populações indígenas da região da Serra, município do Espírito Santo, e a chegada de novos grupos indígenas após a colonização portuguesa. Esse conhecimento é essencial para entender a formação histórica e territorial do estado e o impacto da colonização europeia nas etnias originárias.

2. Resumo teórico

Os Tupiniquins eram os habitantes originários do litoral do Espírito Santo desde antes da chegada dos portugueses. Após conflitos e perseguições, os Temiminós, uma etnia indígena do Rio de Janeiro, foram trazidos por jesuítas em 1556 para reforçar a defesa contra inimigos, como os franceses e outras tribos.

Fontes como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e a obra “História do Espírito Santo” (de Cláudio Furtado) confirmam esses dados.

3. Justificativa da alternativa correta

A alternativa E está correta pois cita exatamente os Tupiniquins como os primeiros habitantes e os Temiminós como o grupo que chegou do Rio de Janeiro em 1556, conforme registra a história oficial do município.

4. Análise das alternativas incorretas

  • A: Amawaka e Nawa são povos da Amazônia, sem relação com o Espírito Santo.
  • B: Deni e Arara são indígenas do Norte e Centro-Oeste brasileiro, não do litoral capixaba.
  • C: Palikur e Karipuna pertencem à região do Amapá e Rondônia, distantes historicamente da Serra.
  • D: Wayampi e Kambeba também são grupos amazônicos, sem ligação documental com a história da Serra/ES.

5. Estratégias para interpretação

Ao ler questões desse tipo, busque associações históricas regionais: nomes indígenas desconhecidos para a região geralmente são pegadinhas! Dê preferência aos grupos amplamente citados na historiografia oficial do Espírito Santo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É só achar a palavra tupiniquim, e, a questão já foi arrebatada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo