Com relação ao cheque, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre títulos de crédito, mais especificamente o cheque, que é um dos temas abordados em direito empresarial.
O tema central dessa questão é a transmissibilidade e validade do cheque, bem como os direitos e obrigações dos envolvidos. A legislação aplicável é a Lei do Cheque (Lei nº 7.357/1985), que regula a emissão, circulação, e pagamento dos cheques.
Vamos começar justificando a alternativa correta:
A - O cheque estipulado pagável a favor de pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa à ordem, é transmissível por via de endosso.
Essa afirmação está correta. De acordo com o artigo 17 da Lei do Cheque, o cheque nominal a uma pessoa pode ser transferido por endosso, salvo se houver cláusula expressa contra a sua transmissibilidade. O endosso é uma declaração escrita no próprio título (cheque), que transfere os direitos dele decorrentes.
Exemplo prático: Se João emite um cheque nominal a Maria, ela pode transferir esse cheque a Pedro por meio de endosso, desde que não exista cláusula contrária a isso.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Assim como os demais títulos de crédito, o cheque deve ser apresentado para aceite, sob pena de não ser executável.
Ocorre um erro aqui. Cheques não são apresentados para aceite, ao contrário de outros títulos de crédito como a letra de câmbio. O cheque deve ser apresentado para pagamento, e sua execução não depende de aceite.
C - Quem for demandado por obrigação resultante de cheque não pode opor ao portador, em nenhuma hipótese, exceções fundadas em relações pessoais com o emitente.
Isso é incorreto. Embora a regra geral no direito cambiário seja a inoponibilidade de exceções pessoais, a Lei do Cheque permite que o devedor oponha exceções fundadas em relações pessoais diretamente com o portador (art. 25, Lei do Cheque), se ele for o emitente ou endossatário direto.
D - O avalista que paga o cheque adquire todos os direitos dele resultantes contra o avalizado, ficando desonerados os obrigados para com este em virtude do cheque.
Este item está incorreto. Quando o avalista paga o cheque, ele adquire direitos de regresso contra o avalizado, mas isso não desonera os obrigados anteriores. Na verdade, ele pode exigir o pagamento dos demais obrigados.
E - Após emitido o cheque, caso o seu emitente venha a falecer ou ser declarado incapaz, os efeitos do cheque serão invalidados.
Incorreto. O falecimento ou incapacidade do emitente após a emissão do cheque não invalida o título. O cheque permanece válido e deve ser pago, conforme o artigo 32 da Lei do Cheque.
Dica para evitar pegadinhas: Fique atento à diferença entre aceite e pagamento no contexto dos cheques. Além disso, lembre-se de que o direito cambiário tem regras específicas sobre exceções pessoais e transmissibilidade dos títulos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Item A:
Lei 7.357/85:
Art . 17 O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa ‘’ à ordem’’, é transmissível por via de endosso.
Item B - lei 7.357: Art . 6o O cheque não admite aceite considerando-se não escrita qualquer declaração com esse sentido.
E - ERRADA. LEI DO CHEQUE.
Art . 37 A morte do emitente ou sua incapacidade superveniente à emissão não invalidam os efeitos do cheque.
LETRA A - O cheque estipulado pagável a favor de pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa à ordem, é transmissível por via de endosso.
Lei do Cheque – 7.357/85 --- Art . 17 O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa ‘’ à ordem’’, é transmissível por via de endosso.
LETRA B - Assim como os demais títulos de crédito, o cheque deve ser apresentado para aceite, sob pena de não ser executável.
Art . 6º O cheque NÃO ADMITE ACEITE considerando-se não escrita qualquer declaração com esse sentido.
LETRA C - Quem for demandado por obrigação resultante de cheque não pode opor ao portador, em nenhuma hipótese, exceções fundadas em relações pessoais com o emitente.
Art . 25 Quem for demandado por obrigação resultante de cheque não pode opor ao portador exceções fundadas em relações pessoais com o emitente, ou com os portadores anteriores, SALVO SE o portador o adquiriu conscientemente em detrimento do devedor
LETRA D - O avalista que paga o cheque adquire todos os direitos dele resultantes contra o avalizado, ficando desonerados os obrigados para com este em virtude do cheque.
Art . 31 O avalista se obriga da mesma maneira que o avaliado. Subsiste sua obrigação, ainda que nula a por ele garantida, salvo se a nulidade resultar de vício de forma.
Parágrafo único - O avalista que paga o cheque adquire todos os direitos dele resultantes contra o avalizado e contra os obrigados para com este em virtude do cheque.
LETRA E - Após emitido o cheque, caso o seu emitente venha a falecer ou ser declarado incapaz, os efeitos do cheque serão invalidados.
Art . 37 A morte do emitente ou sua incapacidade superveniente à emissão não invalidam os efeitos do cheque.
Art . 17 O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa ‘’ à ordem’’, é transmissível por via de endosso.
§ 1o O cheque pagável a pessoa nomeada, com a cláusula ‘’não à ordem’’, ou outra equivalente, só é transmissível pela forma e com os efeitos de cessão.
Não confundir como eu....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo