No desenvolvimento das ações de vigilância em saúde no terri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3795790 Saúde Pública
No desenvolvimento das ações de vigilância em saúde no território, a abordagem comunitária constitui elemento central da atuação do Agente Epidemiológico, pois fortalece o vínculo com a população e amplia a efetividade das intervenções. Considerando esse enfoque, analise as assertivas: 

I. A abordagem comunitária pressupõe diálogo permanente com a população, valorizando o conhecimento local e a participação social nas ações de prevenção.

II. O planejamento das ações deve preterir as características sociais e culturais do território, priorizando exclusivamente os protocolos técnicos.

III. A atuação comunitária do agente favorece a identificação de fatores ambientais e comportamentais que interferem no processo saúde-doença.

Estão CORRETAS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28/09/2017, Anexo XXII (Política Nacional de Atenção Básica), art. 2º, § 2º: "§ 2º A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde."

Tema central: Atuação comunitária no território
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque inclui a assertiva II. A base afirma que a atuação em saúde no território deve considerar necessidades e demandas locais, determinantes e condicionantes de saúde, além das características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território. Portanto, é juridicamente incompatível dizer que o planejamento deve desprezar essas características e priorizar exclusivamente protocolos técnicos.
B
Certa
A alternativa B está correta porque reúne exatamente as assertivas compatíveis com a base normativa indicada. A assertiva I está de acordo com a diretriz da PNAB de valorização dos saberes da comunidade e estímulo à participação social nas ações de saúde. A assertiva III também está correta porque a atuação no território deve considerar determinantes e condicionantes de saúde e a análise da situação de saúde segundo características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas, o que sustenta a identificação de fatores ambientais e comportamentais ligados ao processo saúde-doença. Já a assertiva II contraria frontalmente esse regime normativo ao afirmar que o planejamento deve preterir características sociais e culturais e seguir exclusivamente protocolos técnicos.
C
Errada
Incorreta porque considera correta a assertiva II e exclui a I. O erro jurídico está em inverter a lógica da PNAB: a normatização citada prestigia diálogo com a população, valorização de saberes e participação comunitária, o que sustenta a assertiva I; ao mesmo tempo, rejeita o planejamento dissociado das características sociais e culturais do território, o que torna falsa a assertiva II.
D
Errada
Incorreta porque supõe verdadeira a assertiva II. Isso conflita diretamente com o art. 2º, § 2º, do Anexo XXII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2/2017 e com a síntese normativa da PNAB indicada na base, que exigem consideração das necessidades, demandas e determinantes do território, e não sua desconsideração em nome exclusivo de protocolos técnicos.
Pegadinha da questão
A banca explorou a troca entre atuação territorial orientada pelas necessidades e características da comunidade e uma visão tecnicista que subordina tudo exclusivamente a protocolo. A assertiva II é falsa justamente porque apresenta como regra o que a PNAB afasta.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão tratar de ação de saúde no território, verifique se a alternativa considera necessidades e demandas locais e os determinantes e condicionantes de saúde.
  • Afirmações que excluem características sociais, culturais ou epidemiológicas do planejamento territorial tendem a contrariar a PNAB.
  • Participação social, valorização de saberes locais e leitura do território são sinais de alternativa compatível com a atuação comunitária em saúde.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo