A Lei nº 11.769/2008 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da...
I.A música deve ser ensinada exclusivamente por professores graduados em Licenciatura em Música, sendo proibida a atuação de pedagogos ou arte-educadores generalistas nos anos iniciais.
II.A BNCC organiza a área de Linguagens, definindo Música como um dos componentes curriculares ou unidades temáticas dentro do componente Arte.
III.O ensino de música nas escolas deve priorizar a formação de músicos profissionais, com foco em técnica instrumental virtuosística.
IV.A legislação determina que a música seja conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, dentro do componente curricular Arte.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O critério decisivo era interpretar a organização de Arte na BNCC e o alcance das leis sem inferir exclusividade docente ou prioridade profissionalizante; assim, validam-se II e IV, correspondentes à alternativa A.
- Separe obrigatoriedade curricular de exigência de formação docente: uma não estabelece automaticamente a outra.
- Ao interpretar a BNCC, identifique a etapa de ensino e diferencie componente curricular de unidade temática.
- Distinga finalidade educacional de prioridade profissionalizante: práticas instrumentais não tornam o ensino escolar uma formação prioritária de músicos profissionais.
- Ao comparar redações legais, diferencie a formulação histórica de 2008 da enumeração das quatro linguagens introduzida em 2016.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo