De acordo com Mcleish (2001), programas precisam ser justif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2883916 Comunicação Social

De acordo com Mcleish (2001), programas precisam ser justificados. Outras pessoas podem querer os recursos ou o horário. Proprietários de emissoras, anunciantes, patrocinadores e contadores vão querer saber do custo dos programas e se estão valendo a pena. Acima de tudo, produtores conscienciosos em busca de uma comunicação cada vez melhor e mais eficiente vão querer saber como aperfeiçoar seu trabalho e obter resultados mais positivos.


Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

A questão aborda a importância da justificação e avaliação de programas em emissoras, considerando os interesses de diferentes stakeholders, como proprietários, anunciantes e produtores.

Justificativa da Alternativa B:

A alternativa B afirma que "os programas relativamente baratos que atraem uma audiência substancial podem não ser aquilo que uma emissora quer produzir". Esta é a resposta correta porque, segundo o texto de apoio, produtores e outras partes interessadas buscam avaliar o custo-benefício dos programas, não apenas em termos de audiência, mas também em termos de qualidade e eficiência da comunicação. Ou seja, um programa barato e com boa audiência pode não se alinhar aos objetivos estratégicos e qualitativos da emissora.

Análise das Alternativas Incorretas:

A. "Avaliar a programação é tarefa do ouvinte. A audiência quantitativa é o que importa." Esta alternativa é incorreta pois a avaliação de programas envolve múltiplos critérios além da simples contagem de audiência, como a eficácia da comunicação e o retorno sobre o investimento.

C. "Qualidade do som, balanço e utilização correta dos fades são preocupações secundárias nas avaliações das produções." Esta alternativa não está correta, já que a qualidade técnica é um aspecto importante nas avaliações para garantir que a comunicação seja clara e eficiente.

D. "O entendimento do público-alvo é uma necessidade relativa. Assim como ocorre na televisão e na internet, é difícil saber com fidelidade quem são os receptores." Esta afirmação é incorreta porque o entendimento do público-alvo é uma necessidade crucial para qualquer emissora que queira produzir conteúdo relevante e eficaz.

E. "As pesquisas de rua e os questionários dirigidos são medidas inócuas de avaliação." Esta alternativa está errada, pois tais métodos de pesquisa são ferramentas valiosas para obter feedback direto dos consumidores e melhorar a qualidade dos programas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo