Em relação a artrite idiopática juvenil (AIJ), julgue as af...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2233973 Medicina
Em relação a artrite idiopática juvenil (AIJ), julgue as afirmativas abaixo:
I.A pleurite ou pleuro/pericardite é a principal manifestação na AIJ de início sistêmico em atividade.
II.A doença pulmonar reumatoide como manifestação da doença é descrita no tipo de início poliarticular com fator reumatoide negativo.
III.O tratamento da atividade de doença de base controla as manifestações sistêmicas e articulares. Corticosteroides e medicamentos antirreumáticos modificadores de doença são efetivos na redução das complicações pulmonares em crianças e adolescentes com AIJ.
IV.Segundo os critérios da International League of Associations for Rheumatology (ILAR), ela pode ser classificada em cinco tipos de início.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), doença reumatológica crônica da infância, cujo diagnóstico, classificação e manejo são frequentemente cobrados em concursos para médicos. A AIJ engloba múltiplos subtipos, definidos pela apresentação clínica, sendo fundamental conhecer as principais manifestações sistêmicas, padrões articulares e orientações terapêuticas.

Justificativa da alternativa correta (E – Apenas I e III):

I. Pleurite/pleuropericardite na AIJ sistêmica:
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, “a manifestação sistêmica caracteriza-se por febre, rash evanescente, linfadenomegalia, esplenomegalia, serosite (pleurite ou pericardite)” (p. 9). Assim, pleurite e pericardite são manifestações marcantes na AIJ sistêmica em atividade.

III. Tratamento e controle das manifestações:
Também conforme o PCDT: “O tratamento deve ser direcionado tanto para sintomas articulares quanto sistêmicos, utilizando corticoides sistêmicos e DMARDs”. Isso reduz complicações, incluindo as pulmonares. Portanto, o manejo adequado com corticosteroides e DMARDs é comprovadamente eficaz para controlar tanto manifestações articulares quanto pulmonares.

Análise das afirmativas incorretas:

II. Doença pulmonar na forma poliarticular RF-:
A doença pulmonar reumatóide é rara na infância e não está descrita como manifestação típica da forma poliarticular de fator reumatoide negativo. É mais relatada em adultos e casos excepcionais de AIJ sistêmica grave, sendo um erro associá-la rotineiramente ao subtipo poliarticular RF–.

IV. Critérios de classificação da ILAR:
A ILAR reconhece sete subtipos de AIJ: sistêmico, oligoarticular, poliarticular RF positivo, poliarticular RF negativo, artrite psoriásica, artrite relacionada à entesite e artrite indiferenciada. Afirmar a existência de apenas cinco tipos está incorreto e pode confundir o candidato.

Estratégias para questões semelhantes: Leia atentamente enunciados envolvendo classificações oficiais e manifestações clínicas. Termos como “principal", “sempre” ou “todos” costumam indicar pegadinhas; questione generalizações e analise nuances dos subtipos.

Obras de referência: Harrison’s Principles of Internal Medicine (20ª ed.), Protocolo Clínico do Ministério da Saúde (pág. 9-10), Sociedades Brasileiras (SBR/SBP).

Conclusão: Alternativa correta é a E – apenas I e III.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E (Apenas I e III) e aqui está o porquê: A primeira afirmação está correta. Em casos de Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) de início sistêmico, as manifestações de pleurite ou pleuro/pericardite podem ocorrer e são frequentemente associadas a esta forma da doença. A segunda afirmação é incorreta. Não há evidências concretas na literatura médica de que a doença pulmonar reumatoide seja uma manifestação comum na AIJ poliarticular com fator reumatoide negativo. A terceira afirmação está correta. O tratamento da atividade de doença de base, que envolve o uso de corticosteroides e medicamentos antirreumáticos modificadores de doença, é efetivo na redução das complicações pulmonares em crianças e adolescentes com AIJ. A quarta afirmação é incorreta. De acordo com os critérios da International League of Associations for Rheumatology (ILAR), a AIJ pode ser classificada em sete, e não cinco, tipos de início. Por isso, apenas as afirmações I e III estão corretas, tornando a alternativa E a escolha correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo