Acerca da classificação, avaliação, descrição e preservação ...
Acerca da classificação, avaliação, descrição e preservação de documentos, julgue o item seguinte.
O inventário é o instrumento de busca que fornece uma visão geral do conjunto documental de uma instituição ou arquivo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
é possível que a banca tenha interpretado que o instrumento de busca que fornece uma visão geral do conjunto documental seja outro, como o guia ou o catálogo, dependendo do contexto arquivístico adotado
Gab E
INVENTÁRIO: Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.
Fonte: terminologia arquivística
Galera, a ordem é Guia>Inventário>Catálogo
ARQUIVO PERMANENTE
São inalienáveis e imprescritíveis.
Arranjo: deve respeitar os princípios da proveniência, da organicidade e do respeito à ordem original.
Assim como na classificação, o arranjo pode ser funcional ou estrutural.
Dispersão dos fundos: deve ser encarada como uma exceção.
Reintegração dos fundos: recondução de arquivos ou documentos ao fundo ou arquivo a que pertencem.
Descrição: atividade típica dos arquivos permanente. Dá origem aos instrumentos de pesquisa. Mas pode iniciar já no momento de produção do arquivo (CUIDADO, NÃO É UNANIMIDADE, no geral, prefere-se adotar que ela ocorre apenas no PERMANENTE, na banca CESPE, por exemplo). A descrição deve adequar-se à necessidade do usuário.
Instrumentos de Pesquisa:
Guia: Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos:
Inventário: Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica e poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.
Inventário Analítico: É um instrumento de pesquisa em que as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são denominadas e descritas detalhadamente. Seu objetivo é indicar ao usuário o conhecimento de cada uma das unidades de arquivamento.
Catálogo: Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
Só é possível elaborar catálogo de séries que já estejam organizadas.
Catálogo Seletivo: O que difere o catálogo seletivo do catálogo ou mesmo do inventário é que, nestes dois últimos, após escolhido o fundo, não há seleção de documentos, enquanto no catálogo seletivo, há.
Índice: Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documento ou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização.
Edição de Fontes: compreende a publicação de um instrumento de pesquisa no qual os documentos não recebem resumos indicativos e/ou informativos, como nos anteriormente citados, figurando o texto integral.
Quanto às atividades do arquivo permanente, o acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo é denominado Descrição e Publicação.
isso está certo sim, Cade o professor para responder ?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo