A toxicologia industrial está relacionada com os efeitos adv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2783172 Segurança e Saúde no Trabalho

A toxicologia industrial está relacionada com os efeitos adversos nos trabalhadores em relação às substâncias manuseadas no local de trabalho. Sobre as rotas principais de entrada das toxinas no corpo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) No pulmão, há mecanismos semelhantes para a ingestão seletiva. Partículas maiores que 10 micrón de diâmetro podem chegar até os alvéolos. Se solúveis, aproximadamente 60% são absorvidas. Químicos insolúveis são relativamente mais seguros.

( ) Uma vez que as substâncias entram no corpo, elas podem ser distribuídas por meio da corrente sanguínea, ligando-se às proteínas do plasma ou glóbulos vermelhos, podendo concentrar-se de formas diferentes nos órgãos.

( ) Durante a evolução, mecanismos foram desenvolvidos no aparelho digestivo para regular a ingestão de elementos essenciais. Elementos tóxicos podem ter que competir, de forma que, em geral, apenas uma fração da dose ingerida seja absorvida no corpo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - F / V / V

Tema Central da Questão:

O enunciado aborda a toxicologia industrial, focando nas rotas de entrada das toxinas no corpo humano e como elas são distribuídas e absorvidas. Esse conhecimento é crucial para um Técnico de Segurança do Trabalho, pois permite identificar e controlar riscos associados à exposição a substâncias químicas no ambiente de trabalho.

Resumo Teórico:

As principais rotas de entrada de substâncias tóxicas no corpo são: inalação, absorção pela pele, e ingestão. Após a entrada, essas substâncias podem ser distribuídas no corpo através do sistema circulatório, podendo se ligar a proteínas do plasma ou glóbulos vermelhos. Elementos essenciais e tóxicos competem no sistema digestivo, afetando a absorção.

Justificativa da Alternativa Correta:

- Primeiro Item (Falso): Afirma que partículas maiores que 10 micrôn podem chegar aos alvéolos, o que não é correto. Partículas dessa dimensão geralmente são retidas nas vias respiratórias superiores, não alcançando os alvéolos. Além disso, afirma que substâncias insolúveis são mais seguras, o que não é um consenso.

- Segundo Item (Verdadeiro): Está correto ao afirmar que, uma vez no corpo, as substâncias são transportadas pelo sangue e podem se ligar a componentes como proteínas do plasma, concentrando-se em diferentes órgãos. Esse é um conceito bem estabelecido em toxicologia.

- Terceiro Item (Verdadeiro): Verdadeiro, pois os mecanismos evolutivos do sistema digestivo realmente regulam a ingestão de nutrientes essenciais, e elementos tóxicos precisam competir para serem absorvidos, resultando em uma absorção parcial.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Primeira afirmação falsa, como explicado.

Alternativa C: Primeira afirmação falsa, mas a terceira está correta, portanto, incorreta.

Alternativa D: Segunda afirmação incorreta, pois é verdadeira.

Alternativa E: Primeira afirmação correta e terceira incorreta, portanto, errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo