Analisando as particularidades da formação histórica brasile...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão proposta, é fundamental entender o contexto histórico e social do Serviço Social no Brasil, especialmente em relação às especificidades da formação social e econômica do país. A discussão se apoia em análises de autores como Iamamoto, que investigam como as características do Brasil influenciam a prática do Serviço Social.
Vamos à análise das alternativas:
Alternativa B - "o moderno se constrói por meio do arcaico": Correta
A alternativa correta se refere a um conceito bastante discutido por cientistas sociais no Brasil. Nossa formação social e econômica é marcada pela convivência do moderno e do arcaico. Isso significa que elementos considerados modernos na sociedade (como relações capitalistas de produção) coexistem com práticas tradicionais (como o latifúndio e o trabalho informal). Essa convivência tem implicações diretas na questão social e no Serviço Social, pois cria um cenário complexo e desafiador para o planejamento e execução de políticas sociais.
Alternativas Incorretas:
A - "houve seguidos golpes de Estado": Embora o Brasil tenha experimentado diversos momentos de instabilidade política, como golpes de Estado, isso não é uma particularidade exclusiva que define a formação histórica brasileira no contexto analisado por Iamamoto. Portanto, não aborda o ponto principal do texto.
C - "a constituição do proletariado foi incompleta": Essa alternativa menciona uma questão verídica na história social do Brasil, onde a formação do proletariado não ocorreu de maneira clássica como na Europa. No entanto, essa não é a particularidade específica que Iamamoto destaca em suas observações sobre a formação social brasileira.
D - "não ocorreu a experiência do Welfare State": De fato, o Brasil não desenvolveu um Estado de bem-estar social nos moldes europeus, mas essa ausência não é a particularidade central destacada sobre a construção social e econômica do país.
E - "o capital agrário suplanta o financeiro": Isso é incorreto no contexto atual do Brasil, onde o capital financeiro tem uma influência significativa e crescente. Essa afirmação não se alinha com as análises contemporâneas sobre a economia brasileira.
Uma estratégia importante para resolver questões como esta é identificar qual alternativa se relaciona diretamente com a análise teórica apresentada no texto de apoio. É crucial estar atento ao vocabulário e conceitos usados por autores renomados na área para identificar a resposta que melhor se alinha com a perspectiva teórica proposta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A desigualdade que preside o processo de desenvolvimento do país tem sido uma de suas particularidades históricas: o moderno se constrói por meio do "arcaico", recriando nossa herança histórica brasileira ao atualizar marcas persistentes e, ao mesmo tempo, transformando-as no contexto da globalização. Isso atribui um ritmo histórico particular ao processo de mudanças, uma cadência histórica particular, em que tanto o novo quanto o velho se alteram. Essa coexistência de temporalidades históricas desiguais faz com que a questão social apresenta, hoje, tanto marcas do passado quanto do presente, radicalizando-a. (Iamamoto, 2008, p. 37)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo