A disfagia é concebida como sintoma de uma doença de base, que pode acometer
qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago. Essa alteração pode fomentar déficits
nutricionais, de hidratação e implicações pulmonares em casos de pneumonia broncoaspirativa, fator
que aumenta o tempo de internação hospitalar e diminui a qualidade e a expectativa de vida. Um dos
métodos objetivos de avaliação da disfagia é a videoendoscopia de deglutição, considerado de
concordância diagnóstica com o método Gold Standard de avaliação da deglutição. Pode-se identificar
na realização desse exame: I. Escape oral posterior.
II. Presença de resíduos faríngeos.
III. Penetração laríngea.
Quais estão corretas?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Errou um tema comum da banca? Veja o que mais costuma cair no Raio-X. Ver raio-X
teste
Parabéns! Você acertou!
Essa questão segue o padrão da banca! Veja o que mais costuma cair. Ver raio-X