Sobre a hepatite A, assinale a alternativa incorreta:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2794022 Medicina

Sobre a hepatite A, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda conceitos fundamentais sobre a epidemiologia, clínica e prevenção da hepatite A, exigindo do candidato o domínio dos grupos de risco, imunoprofilaxia, apresentação clínica e prognóstico desta infecção viral, todos pontos recorrentes em concursos para médicos clínicos.

Justificativa – Alternativa correta (INCORRETA): B

A alternativa B contém erro conceitual grave ao afirmar que homens que fazem sexo com homens (HSH) e usuários de drogas injetáveis (UDI) não estão entre os grupos de risco para hepatite A. Na verdade, ambos são grupos de risco devido a práticas de transmissão fecal-oral (contato oral-anal entre HSH) e ao compartilhamento de objetos contaminados (UDI). Segundo o Ministério da Saúde (Manual de Hepatites Virais), p 25: “Grupos sob maior risco de exposição ao HAV incluem... homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis...”. Diretrizes internacionais, como o CDC e a OMS, reafirmam essa recomendação de vacinação para esses públicos.

Análise das alternativas INCORRETAS na questão:

A) Correta. A incidência de manifestações sintomáticas e icterícia realmente aumenta com a idade, sendo sintomas raros em crianças e comuns em adultos (Harrison’s Principles of Internal Medicine, 20ª ed).

C) Correta. O anti-HAV IgM some em meses, enquanto o anti-HAV IgG confere imunidade duradoura. Portanto, após a infecção resolvida, há proteção definitiva.

D) Correta. Não há tratamento antiviral específico; a infecção é autolimitada, cabendo manejo sintomático e orientações gerais – conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

E) Correta. A hepatite A não cronifica. É comum resolução total dentro de 3-4 semanas, apesar de elevações transitórias e prolongadas das enzimas hepáticas em alguns casos (UpToDate, 2023).

Pontos-chave e dicas de prova: Fique atento a frases absolutas (“não estão em risco”); conheça os grupos prioritários para vacinação e prevenção segundo as diretrizes. Palavras como “sempre”, “nunca”, “todos” são frequentemente armadilhas. Ler atentamente o comando “assinale a incorreta” é fundamental para garantir o acerto.

Referências: Ministério da Saúde – Hepatites Virais: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção; Harrison’s, UpToDate, OMS.

Resumo final: HSH e UDI são, sim, grupos de risco para hepatite A, conforme os principais protocolos nacionais e internacionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo