Assinale a alternativa em que a reescrita de trecho do 3º ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão exige interpretar corretamente a relação de sentido entre orações a partir da escolha da locução conjuntiva adequada, preservando o significado original do texto. Esse conteúdo está ligado à coesão textual, ao uso adequado de conjunções e locuções conjuntivas, conforme a norma-padrão.
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D) “Cultiva-se a paz, a generosidade e a esperança ao passo que se pratica a palavra acolhedora” está correta. "Ao passo que" estabelece uma relação de simultaneidade e ligeira proporcionalidade entre duas ações/valores: enquanto se cultiva paz, generosidade e esperança, também se pratica a palavra acolhedora. Não há oposição nem finalidade – mas sim, concomitância ou correspondência, mantendo o sentido do texto original.
Segundo a “Nova Gramática do Português Contemporâneo” (Celso Cunha & Lindley Cintra), “ao passo que” pode ser tanto proporcional quanto adversativa, mas no contexto apresentado indica paralelismo de ações – ou seja, as duas atitudes/relações ocorrem simultaneamente. Esta capacidade de analisar as relações entre ideias é fundamental em provas de concurso.
Análise das alternativas incorretas:
A) “Contudo...” e B) “Embora...”: Trazem oposição, efeito não presente no trecho original. O texto não contrasta as ações, mas as reforça em conjunto.
C) “De modo que...”: Indica consequência, sugerindo que praticar a palavra acolhedora seria resultado de cultivar aqueles valores, o que altera o sentido.
E) “A fim de que...”: Introduz finalidade, também mudando o significado para “cultiva-se x para que se pratique y”, o que não está no parágrafo analisado.
Estratégias para provas:
Ao se deparar com conjunções e locuções conjuntivas, analise atentamente qual relação lógica está sendo construída entre as orações: oposição? causa? tempo? simultaneidade? Proporção? Leia o contexto, procurando palavras-chave e evite “automatizar” respostas com base no uso cotidiano!
Resumo: A alternativa correta (D) mantém o sentido de concomitância do original, fundamental para garantir a coesão e a coerência textual, competências avaliadas nos concursos de Assistente Social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: D) O trecho original é: "Praticar a palavra acolhedora... é sempre cultivar a paz, a generosidade...".
Essa frase estabelece uma relação de simultaneidade ou correspondência: a prática de certas ações (como acolher, celebrar, pedir desculpas) é a própria forma de cultivar a paz e a generosidade. D) Cultiva-se a paz, a generosidade e a esperança ao passo que se pratica a palavra acolhedora. A expressão "ao passo que" indica que uma ação ocorre simultaneamente à outra, o que se alinha perfeitamente com a ideia do texto original. Praticar a palavra acolhedora é uma ação que, ao mesmo tempo, cultiva a paz.
A) ...contudo se pratica... (ideia de oposição)
B) ...embora se pratique... (ideia de concessão, contrariedade)
C) ...de modo que se pratica... (ideia de consequência, resultado)
E) ...a fim de que se pratique... (ideia de finalidade, objetivo)
Alternativa D
Para acertar, analise o sentido original de equivalência ou simultaneidade criado pelo verbo ser ("Praticar... é sempre cultivar"). As alternativas incorretas mudam a relação semântica através das conjunções: contudo (A) indica oposição; embora (B) expressa concessão; e a fim de que (E) denota finalidade. A locução conjuntiva ao passo que preserva o sentido ao indicar proporcionalidade ou concomitância, confirmando que a paz é cultivada na medida em que se pratica a palavra acolhedora.
Siga-me @rexconcurseiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo