A respeito da comunicação de fraudes e irregularidades ident...
A respeito da comunicação de fraudes e irregularidades identificadas em auditoria e da supervisão de qualidade da auditoria, julgue o próximo item.
A supervisão e a revisão do trabalho de auditoria governamental são obrigatórias para garantir que as conclusões de auditoria estejam fundamentadas, sendo recomendável que a revisão seja realizada por um auditor que não tenha participado diretamente da execução do trabalho de auditoria.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Importância da supervisão e revisão:
- Garantia da qualidade: A supervisão e a revisão ajudam a garantir que o trabalho de auditoria seja realizado de acordo com as normas e padrões aplicáveis, e que as conclusões sejam fundamentadas em evidências suficientes e adequadas.
- Identificação de erros e omissões: A revisão permite identificar e corrigir erros, omissões ou inconsistências no trabalho de auditoria, garantindo a precisão e a confiabilidade das informações.
- Melhora da efetividade: A supervisão e a revisão contribuem para a melhoria da efetividade da auditoria, garantindo que os objetivos da auditoria sejam alcançados e que os resultados sejam relevantes e úteis para a gestão pública.
- Independência e objetividade: A revisão por um auditor independente garante que as conclusões da auditoria sejam objetivas e imparciais, evitando vieses e conflitos de interesse.
A questão trata de controle de qualidade em Auditoria Operacional. Temos basicamente o controle de qualidade e a asseguração de qualidade (quality assurance). O controle de qualidade é realizado pela própria equipe de auditoria na condução dos trabalhos, incluindo o supervisor e o coordenador, destinado a avaliar se o conteúdo e os procedimentos estão em conformidade com os padrões de qualidade da EFS. Do outro lado, a asseguração de qualidade é mais sistemática e está preocupada com a avaliação do processo de qualidade, realizado sobre os relatórios já produzidos - o Manual do TCU estabelece esse processo de avaliação como revisão.É, por fim, geralmente desempenhada por pessoa que não participou da auditoria
Fonte: Manual Auditoria Operacional TCU
Gab.: Certo
bons estudos!
NAGS
4500 – Supervisão e Revisão
Para efeito destas NAGs, entende-se por supervisão e revisão dos trabalhos o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência e a comunicação seja imediata.
O elemento final da supervisão é o trabalho de auditoria governamental revisado em todas as suas etapas, garantindo que os exames foram realizados em consonância com as NAGs.
MANUAL DE AUDITORIA DO TCU
94. A supervisão é essencial para garantir o alcance dos objetivos da auditoria com qualidade. É um dos elementos do controle de qualidade (seção 2.8). A supervisão dos trabalhos deve procurar assegurar que (NAT, 74-75)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo