Sobre os princípios e diretrizes da Política Nacional de Ges...
I. Reafirmação dos pressupostos da Reforma Sanitária quanto ao direito universal à saúde de responsabilidade do Estado, como centralização, igualdade e integralidade.
II. Afirmação do protagonismo da população na luta por saúde a partir da ampliação de espaços públicos de debates e construção de saberes.
III. Fortalecimento das formas coletivas de participação e solução de demandas.
IV. Promoção da inclusão social de populações específicas, visando à equidade no exercício do direito à saúde.
A alternativa que corresponde corretamente a um dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A enumeração oficial reúne universalidade, equidade, integralidade e participação social; a inclusão de “centralização” na afirmativa I contraria essa previsão. Como II, III e IV correspondem às diretrizes expressas do ParticipaSUS, o gabarito é B.
- Em afirmativas que reproduzem diretrizes normativas, confira também os elementos da enumeração: uma introdução correta não torna correta uma inclusão que contrarie a previsão da política.
- Distinga omissão de inclusão indevida: em uma lista exemplificativa, a ausência de um termo não basta, por si só, para demonstrar erro; nesta questão, o elemento decisivo é o termo acrescentado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo