Analise as afirmativas abaixo: 1. Em uma subestação de ener...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963362 Engenharia Elétrica

Analise as afirmativas abaixo:


1. Em uma subestação de energia elétrica não é permitida a utilização de transformadores em paralelo, pois não há garantias da correta divisão de carga entre eles.

2. Somente há uma entrada e um ramal de saída em uma subestação. A divisão de ramais ocorre nos transformadores externos à subestação.

3. Consumidores industriais que demandem elevadas potências elétricas podem ser atendidos em alta tensão (69 kV) pelas concessionárias de energia.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA CORRETA: C

Consumidores industriais de elevada demanda são atendidos pelas concessionárias diretamente em Alta Tensão (69 kV, 88 kV ou 138 kV), pois o fornecimento em média ou baixa tensão geraria correntes altíssimas e quedas de tensão inaceitáveis. Para receber essa energia, o consumidor industrial constrói sua própria subestação consumidora, equipada com transformadores abaixadores que reduzem a tensão de alta (ex.: 69 kV) para o nível de distribuição interna da planta (geralmente 13,8 kV).

A - O paralelismo de transformadores é plenamente permitido e amplamente utilizado em subestações. A divisão de carga é matematicamente previsível e garantida pelas leis de impedância, desde que os transformadores possuam mesma relação de transformação, mesmo grupo de ligação e relações adequadas de Z% e X/R.

B - Subestações não possuem apenas uma entrada e um ramal de saída. Sua função essencial é concentrar e distribuir múltiplos circuitos, com vários bays de entrada e saída operando no mesmo pátio e barramento.

D - Combina os erros de A e B: o paralelismo é viável e as subestações não se limitam a fluxos únicos.

E - A divisão dos ramais de distribuição ocorre internamente na própria subestação, a partir dos disjuntores conectados ao barramento secundário, derivando dezenas de alimentadores - não de forma restrita em transformadores externos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo