Com base nos princípios da administração financeira e orçame...
Com base nos princípios da administração financeira e orçamentária, bem como nas normas que regem a gestão das receitas públicas no Brasil, julgue o item a seguir, relativo ao conceito, à classificação, aos estágios, às fontes e à dívida ativa da receita pública.
A receita pública pode ser classificada, principalmente, como orçamentária ou extraorçamentária, sendo ambas destinadas ao financiamento de despesas públicas e à manutenção das funções estatais.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Receita Orçamentária é efetivamente destinada ao financiamento das despesas públicas previstas no orçamento e à manutenção das funções estatais, sendo integrada ao orçamento público.
Já a Receita Extraorçamentária não se destina ao financiamento direto das despesas públicas, pois não faz parte do orçamento público (do ano). Ela também compreende valores que o governo administra temporariamente, como depósitos judiciais, cauções e consignações, e que devem ser devolvidos ou repassados a terceiros.
A receita pública é classificada em orçamentária e extraorçamentária.
A receita orçamentária é aquela prevista no orçamento e destinada ao financiamento das despesas públicas.
Já a receita extraorçamentária não é destinada ao financiamento de despesas públicas, mas sim a movimentações financeiras que não afetam o patrimônio público, como cauções e depósitos em garantia.
Fundamentação: De acordo com a Lei nº 4.320/1964:
Art. 3º - A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
Art. 57 - As receitas extraorçamentárias, tais como cauções, depósitos em garantia, não se destinam ao financiamento de despesas públicas, mas sim a movimentações financeiras que não afetam o patrimônio público.
MCASP. Pág. 510
Recebimentos Extraorçamentários
Compreendem os ingressos não previstos no orçamento, por exemplo:
a. ingressos de recursos relativos a consignações em folha de pagamento, fianças, cauções, dentre outros; e
b. inscrição de restos a pagar12.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo