Julgue o seguinte item, relativo ao orçamento público no Bra...
Julgue o seguinte item, relativo ao orçamento público no Brasil e seus princípios.
O princípio da não vinculação da receita de impostos impede que esta receita seja dada como garantia de operações de crédito com instituições privadas, exceto quando se tratar de operações de crédito por antecipação de receita.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Este princípio veda a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas pela própria
CF:Art. 167. São vedados:
[…]IV- a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição doproduto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursospara as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e pararealização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts.198, §2o, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, §8o, bem como o disposto no §4o deste artigo; (Redação dada pela EmendaConstitucional no 42, de 19.12.2003);
Mto 2025
Exceções a regra de vinculação de receitas:
- Repartição do produto da arrecadação dos impostos (arts. 158 e 159): Parte da arrecadação de alguns impostos é constitucionalmente destinada a outros entes federativos, como estados e municípios.
- Destinação de recursos para ações e serviços públicos de saúde (art. 198, § 2º): Uma parcela das receitas deve ser obrigatoriamente aplicada em saúde.
- Manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 212): Recursos também são vinculados à educação.
- Realização de atividades da administração tributária (Art. 37, XXII).
- Prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita (art. 165, § 8º).
CERTO
O princípio da não vinculação da receita de impostos estabelece que as receitas provenientes de impostos não podem ser vinculadas, ou seja, não podem ser usadas para garantir o pagamento de despesas específicas, salvo em situações excepcionais previstas pela legislação. Esse princípio está relacionado com a ideia de que a arrecadação de impostos deve ser utilizada para cobrir as necessidades gerais do governo e não vinculada a despesas específicas.
No entanto, a exceção a esse princípio ocorre em casos de operações de crédito por antecipação de receita (ou seja, o governo pode usar a receita de impostos como garantia para operações de crédito, mas apenas quando se tratar dessa modalidade). Essas operações são regidas por normas específicas e têm como objetivo proporcionar recursos temporários para o Tesouro Nacional.
CF:Art. 167. São vedados:
[…]IV- a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts.198, §2o, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, §8o, bem como o disposto no §4o deste artigo; (Redação dada pela EmendaConstitucional no 42, de 19.12.2003);
Mto 2025
correto
GAB. CERTO
O princípio da não vinculação da receita de impostos proíbe a destinação prévia de recursos arrecadados com impostos a órgãos, fundos ou despesas específicas.
Existem algumas exceções a este princípio, a saber: destinação de recursos para ações e serviços de saúde; desenvolvimento do ensino; realização de atividades da administração tributária; repartição do produto da arrecadação dos impostos e prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo