Suponha que, em virtude de uma demanda judicial, a fazenda p...
Suponha que, em virtude de uma demanda judicial, a fazenda pública deva cumprir obrigação relativa ao pagamento de um precatório a determinado particular. A partir dessa situação hipotética e considerando as relações entre os regimes orçamentário e contábil, julgue o item que se segue.
O registro do passivo deve ser realizado pelo ente devedor, e independe do aspecto orçamentário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
MCASP
6.2.1. Reconhecimento do Passivo
Existindo a obrigação da Fazenda Pública em virtude de uma demanda judicial, deverá ser reconhecido o passivo correspondente. O registro do passivo poderá ser realizado antes da decisão definitiva que constituir o precatório. Nesse caso, deve haver o reconhecimento de uma provisão (para riscos trabalhistas, fiscais, cíveis, entre outros), observado o disposto no Capítulo de Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes da Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP) deste Manual.
Ressalta-se ainda que o registro do passivo deve ser realizado pelo ente devedor e independe do aspecto orçamentário.
CERTO!
Vamos dividir em duas partes:
✅ Verdadeiro
Sim, o passivo é uma obrigação que a entidade pública tem que reconhecer contabilmente. Quando o poder público é condenado a pagar, deve registrar isso como um passivo contingente (enquanto está em julgamento) ou passivo exigível (quando a condenação é definitiva, como no caso do precatório).
✅ Verdadeiro também.
O registro contábil do passivo (ou seja, o reconhecimento da obrigação na contabilidade) não depende da existência de previsão orçamentária. Ou seja, mesmo que ainda não haja dotação orçamentária (verba prevista na LOA) para pagar aquele precatório, o passivo deve ser registrado assim que se tornar exigível.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo