A radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2025 - UFMG - Técnico em Radiologia |
Q3452534 Radiologia
A radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons denomina-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Raio X.

Tema central: Esta questão aborda o tipo de radiação eletromagnética de alta energia produzida no contexto de equipamentos radiológicos, uma base essencial para quem vai atuar com diagnóstico por imagem. Entender a origem das radiações é imprescindível para operar com segurança e precisão.

Resumo teórico: Existem dois principais tipos de radiação ionizante em radiologia: raios X e raios gama. Ambos são radiações eletromagnéticas, porém com origens diferentes:

  • Raios X: São produzidos na eletrosfera dos átomos, geralmente pelo freamento (Bremsstrahlung) de elétrons ao interagir com o campo eletromagnético do núcleo ou por transições eletrônicas nos átomos.
  • Raios gama: Originam-se no núcleo atômico, normalmente após processos de decaimento radioativo.

Fonte: Bontrager, K.L. & Técnicas de Radiologia, 7ª edição; ICRP 103/2007.

Justificativa da alternativa correta:
O enunciado descreve claramente a produção de radiação "na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons". Essa é exatamente a definição de raio X, pois esse tipo de radiação é gerado quando elétrons energizados colidem com o alvo (ânodo), perdendo energia e emitindo fótons de raio X.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Partícula beta: Errado. Trata-se de uma partícula (elétron ou pósitron emitido em decaimento beta), não é radiação eletromagnética.
  • B - Raio gama: Errado. Embora seja radiação eletromagnética de alta energia, é gerada no núcleo atômico, não na eletrosfera ou pelo freamento de partículas.
  • C - Partícula alfa: Errado. Também é uma partícula (núcleo de hélio), e não radiação eletromagnética.

Estrategicamente, ao ler questões como essa, foque nos termos "eletrosfera" ou "partículas carregadas" e associe imediatamente à produção de raios X, evitando confusão com raios gama (núcleo). Atenção para não confundir partículas (alfa e beta) com radiações eletromagnéticas (X e gama)!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra D: Raio X.

 Explicação:

  • Raio X é uma forma de radiação eletromagnética de alta energia.

Pode ser gerado por dois processos:

  • Freamento (Bremsstrahlung): ocorre quando elétrons desaceleram ao interagir com o campo eletromagnético do núcleo atômico.

  • Radiação característica: ocorre quando elétrons da eletrosfera são ejetados e outros elétrons ocupam seu lugar, liberando energia na forma de raios X.

 Por que as outras estão erradas?

  • A (Partícula beta): é uma partícula (elétron ou pósitron), não radiação eletromagnética.
  • B (Raio gama): também é radiação eletromagnética de alta energia, mas origina-se do núcleo atômico, não da eletrosfera ou freamento.
  • C (Partícula alfa): é composta por dois prótons e dois nêutrons — não é radiação eletromagnética.

Resumo dos Tipos de Radiação: Características, Origem e Aplicações

  • Raio X é uma radiação eletromagnética de alta energia produzida fora do núcleo atômico, geralmente na eletrosfera, por dois mecanismos principais: radiação de freamento (Bremsstrahlung) e radiação característica. É amplamente utilizada em diagnóstico por imagem devido à sua capacidade de penetrar tecidos e formar imagens com contraste.
  • Raio gama também é uma radiação eletromagnética de alta energia, mas sua origem está no núcleo atômico, sendo emitida durante processos de decaimento radioativo. É ainda mais penetrante que o raio X e usada em radioterapia e esterilização de materiais.
  • Partícula alfa é composta por dois prótons e dois nêutrons, ou seja, é o núcleo de um átomo de hélio. É emitida por núcleos instáveis de elementos pesados. Apesar de sua alta energia, tem baixo poder de penetração e pode ser bloqueada por uma folha de papel. É perigosa se ingerida ou inalada.
  • Partícula beta é um elétron (ou pósitron) emitido por um núcleo instável durante o decaimento beta. Tem maior poder de penetração que a partícula alfa, mas menor que os raios X e gama. Pode atravessar materiais leves como papel, mas é bloqueada por alumínio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo