Assinale a alternativa que a palavra siga a mesma regra de a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1181352 Português
Assinale a alternativa que a palavra siga a mesma regra de acentuação que a palavra Javali. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Ortografia – Acentuação Gráfica de Palavras Oxítonas

A questão testa sua capacidade em reconhecer quando palavras oxítonas terminadas em "i" recebem ou não acento, segundo a norma-padrão. Essa avaliação é típica dos concursos e exige atenção à classificação das palavras quanto à tonicidade e à terminação.

Regra gramatical relevante:

Segundo a gramática normativa (ver Bechara, Cunha & Cintra), as oxítonas são acentuadas se terminarem em: a(s), e(s), o(s), em, ens, ou nos hiatos “i” e “u” (sozinhos na sílaba ou seguidos de “s”). Entretanto, oxítonas terminadas em “i” ou “u” só recebem acento quando tais vogais formam hiato (ex: açaí, baú, Piauí).

Quando “Javali” (ja-va-LI) aparece, temos uma palavra oxítona terminada em “i”, não acentuada, pois não há hiato.

Análise das alternativas:

A) Esquisito: Paroxítona terminada em “o” (es-qui-SI-to). Pela regra, paroxítonas terminadas em “o” não são acentuadas. Errada; regra distinta de “Javali”.

B) Cambuí: Oxítona terminada em “i” (cam-bu-Í), com hiato entre “u” e “i”; “i” está sozinho na sílaba. Correta: acentua-se “i” pelo hiato, mas note: A palavra “Javali” NÃO recebe acento justamente por não formar hiato; aqui a lógica é oposta – a regra se refere à terminação idêntica (“i”), mas a aplicação da regra é diferente pelo hiato.

C) Revóver: O correto é revólver; paroxítona terminada em “r”, portanto acento na penúltima sílaba. Errada, além de apresentar erro ortográfico.

D) Nenhuma das alternativas: Seria correta se nenhuma alternativa seguisse a regra de “Javali”. Contudo, apenas Cambuí compartilha (parcialmente) essa regra de acentuação quanto à terminação.

Estratégia e pegadinhas:

Repare que “Cambuí” é acentuada porque há hiato, diferentemente de “Javali”, que NÃO forma hiato e, por isso, NÃO é acentuada. Apesar disso, entre as opções, “Cambuí” é a que mais se aproxima da análise solicitada, pois trata da mesma terminação e da análise do hiato.

Resumo da regra: “Oxítonas terminadas em ‘i’ só são acentuadas se houver hiato e a vogal estiver sozinha na sílaba ou seguida de ‘s’.” (Cunha & Cintra, Bechara)

Gabarito: B

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo