No método de arquivamento alfabético, nomes de pessoas físi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4380793 Arquivologia
No método de arquivamento alfabético, nomes de pessoas físicas são ordenados, em regra, a partir do último sobrenome; contudo, títulos como doutor e professor não constituem a unidade principal de entrada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C (Certo).

Justificativa:

As regras de aliteração/arquivamento alfabético de nomes de pessoas físicas seguem normas rígidas de arquivologia (baseadas no método alfabético do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística e nos manuais clássicos de administração):

  1. A regra do último sobrenome: Em regra, os nomes de pessoas físicas são ordenados pelo último sobrenome (sobrenome de família), seguido pelos prenomes e demais sobrenomes. (Exemplo: SILVA, João da).

  2. Exclusão de títulos e patentes: Títulos nobiliárquicos (conde, duque, barão), eclesiásticos (cardeal, bispo, dom, frei) ou profissionais/honoríficos (doutor, professor, engenheiro, general) não entram como a unidade principal de ordenação. Eles são desconsiderados na palavra-guia principal ou colocados no final entre parênteses para fins de diferenciação, mas nunca ordenados por eles.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo