Considere a frase retirada do texto "Comida é dinheiro vivo...
"Será uma maldição de penúria para três gerações de sua árvore genealógica."
Sobre as palavras destacadas na frase (penúria, árvore, genealógica, será, e três), analise as regras de acentuação gráfica e assinale a alternativa cuja regra esteja incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda acentuação gráfica e a classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica, tema recorrente em concursos para cargos de magistério, pois exige domínio da norma-padrão e aplicação das regras ortográficas.
Análise da alternativa correta (D):
A alternativa D está incorreta porque afirma que "três" é uma oxítona terminada em "e". Na verdade, "três" é um monossílabo tônico terminado em "e" seguido de "s". De acordo com a regra da acentuação gráfica, monossílabos tônicos terminados em “a”, “e” ou “o”, com ou sem “s”, recebem acento gráfico (Exemplo: "pá", "pés", "vê", "três"). Portanto, a justificativa da alternativa D está incorreta, pois erra ao classificar a palavra e também ao citar a regra aplicável.
Referência normativa: De acordo com Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) e Celso Cunha & Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo), há distinção clara entre oxítonas e monossílabos tônicos. A acentuação de “três” segue a regra dos monossílabos tônicos, não a das oxítonas.
Análise das alternativas incorretas:
A) Correta. "Penúria" é uma proparoxítona, pois a sílaba tônica está na antepenúltima (“nú”). Todas as proparoxítonas (regra geral) são acentuadas.
B) Correta. "Árvore" e "genealógica" são proparoxítonas. Segundo a norma, todas as proparoxítonas são acentuadas (Exemplo: "médico", "público").
C) Correta. "Será" é uma oxítona terminada em 'a'. Pela regra, oxítonas terminadas em "a(s)", "e(s)", "o(s)" recebem acento (Exemplo: "café", "só", "sofá", "já").
Estratégia e atenção: Uma pegadinha comum é confundir monossílabos tônicos com oxítonas. Sempre conte as sílabas para classificar corretamente! Repare também se a justificativa invoca a regra certa.
Resumo: A alternativa D está INCORRETA por atribuir a "três" a regra de oxítonas, em vez de aplicar a de monossílabos tônicos. Fique atento às classificações silábicas e às justificativas normativas nos enunciados!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: D
A palavra "três" é acentuada por ser um monossílabo tônico.
Monossílabas tônicas - palavras que apresentam acento tônico e que constituem uma única sílaba.
São acentuadas as monossílabas tônicas terminadas em a(s)/ e(s)/ o(s)
ex: já, pás, pé, três, só
NÃO se acentua as formas verbais terminadas em "i" seguidas de -lo(s) / -la(s)
ex: qui-lo, fi-lo
Mas a B não tá correta também não?
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3
A alternativa cuja regra está incorreta é a D.
O erro da alternativa D é de classificação gramatical, um "pegadinha" muito comum em provas de concursos e vestibulares. Vamos analisar o motivo:
A palavra TRÊS não é uma oxítona.
- Classificação correta: Ela é um monossílabo tônico.
- A regra: Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em A(s), E(s) e O(s).
- Diferença crucial: Para ser considerada uma oxítona, a palavra precisa ter, no mínimo, duas sílabas (como café, você ou além). Como "três" tem apenas uma sílaba, ela cai na regra dos monossílabos.
- A (Correta): Pe-nú-ria é uma paroxítona terminada em ditongo crescente (i+a). Como vimos em questões anteriores, essa terminação também permite a classificação de "proparoxítona aparente" se separarmos o ditongo final (pe-nú-ri-a).
- B (Correta): Ár-vo-re e ge-ne-a-ló-gi-ca são proparoxítonas (a antepenúltima sílaba é a tônica). Na língua portuguesa, a regra é absoluta: todas as proparoxítonas são acentuadas.
- C (Correta): Se-rá é uma oxítona (duas sílabas, última sílaba forte) terminada em "a". Segue exatamente a regra das oxítonas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo