A Política Nacional de Saúde Mental, álcool e outras droga...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3675764 Psicologia

 A Política Nacional de Saúde Mental, álcool e outras drogas, fundamentada na Lei nº 10.216/2001, representa um marco na mudança do modelo de atenção psiquiátrica no Brasil. Sobre os princípios desta política, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) A política tem como diretriz principal a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, redirecionando o modelo assistencial para um cuidado de base comunitária.


(__) A internação psiquiátrica é considerada o recurso principal e prioritário para o tratamento, devendo ser a primeira opção oferecida ao usuário.


(__) O tratamento deve ser, preferencialmente, realizado em serviços comunitários de saúde mental, visando à reinserção social da pessoa na família, no trabalho e na comunidade.


(__) A política proíbe a internação em qualquer circunstância, mesmo que o paciente represente um risco imediato para si ou para terceiros.



Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 

Alternativas