Analise as alternativas a seguir que tratam do dimensionamen...
I. Hospitais que não possuem condições de criar ambientes específicos para brinquedoteca podem compartilhar o espaço com o refeitório para esse fim.
II. As crianças impossibilitadas de sair do leito não devem ter acesso a atividade de brincar.
III. Devem ser previstos lugares para guarda e higienização dos brinquedos.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E – I e III, apenas.
Tema central da questão:
Esta questão aborda o dimensionamento das brinquedotecas hospitalares, um tema diretamente ligado à atuação da terapia ocupacional na atenção à saúde de crianças hospitalizadas. Compreender os requisitos legais e normativos para esses espaços é fundamental para garantir o direito ao brincar e à humanização da assistência hospitalar pediátrica.
Resumo teórico:
As brinquedotecas hospitalares são espaços destinados ao lazer, recreação e estímulo de crianças hospitalizadas, integrando os princípios de humanização do atendimento. Segundo a Resolução RDC nº 50/2002 da ANVISA e também as diretrizes do Ministério da Saúde (Política Nacional de Humanização), hospitais que atendem o público pediátrico devem prever a existência de brinquedotecas, podendo, em situações de limitação de espaço físico, adaptar áreas já existentes desde que respeitadas normas de higiene e segurança.
Também é obrigatório garantir a higienização e guarda adequada dos brinquedos, evitando riscos de infecção e assegurando o uso coletivo com segurança (RDC 50/2002 e Nota Técnica 01/2016 - ANVISA).
Justificativa da resposta correta:
-
I. CORRETA.
A legislação permite, em situações de impossibilidade, que o espaço da brinquedoteca seja compartilhado com outro ambiente, como o refeitório, desde que durante o uso para brincar ele seja destinado exclusivamente a essa atividade. Esta é uma alternativa prevista na RDC 50/2002. -
III. CORRETA.
A legislação e as normas técnicas exigem que existam locais apropriados para a guarda e higienização dos brinquedos, prevenindo contaminações, alinhando-se ao conceito de segurança do paciente.
Análise das alternativas incorretas:
-
II. INCORRETA.
Dizer que crianças impossibilitadas de sair do leito não devem ter acesso à atividade de brincar é errado. Segundo a legislação e as diretrizes de humanização, todas as crianças têm o direito ao brincar, inclusive no leito, adaptando-se atividades e brinquedos à sua condição clínica (Política Nacional de Humanização/MS, RDC 50/2002). - A, B, C e D – Todas essas alternativas desconsideram uma ou mais afirmações corretas, ou incluem a afirmação II, que está errada.
Estratégias para interpretar a questão:
- Leia atentamente cada item e relacione-o com o que diz a legislação vigente (RDC 50/2002, Política Nacional de Humanização, etc.).
- Cuidado com afirmações restritivas como "não devem" ou "apenas", pois muitas vezes elas estão em desacordo com a integralidade do cuidado.
- Verifique se há previsão de alternativas adaptativas na legislação, como o uso de espaços compartilhados.
Fontes: RDC 50/2002 (ANVISA); Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde; Nota Técnica 01/2016 - ANVISA.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não seria o contrário?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo