A respeito da via de administração de fármacos, informe se ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1100998 Enfermagem
A respeito da via de administração de fármacos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A via retal, muitas vezes, é útil quando a ingestão não é possível porque o paciente encontra-se inconsciente, ou quando há vômitos. Outra vantagem é que o fármaco absorvido pelo reto não sofrerá efeito de primeira passagem pelo fígado. ( ) Na via sublingual, a drenagem venosa da boca dirige-se à veia cava superior. Isto provoca um desvio de circulação porta e, desde modo, protege o fármaco do metabolismo rápido causado pela primeira passagem pelos intestinos e fígado. ( ) Na via Intra-arterial, o fármaco é injetado diretamente na artéria, para ter um efeito localizado em determinado tecido ou órgão. Agentes diagnósticos podem ser administrados por essa via.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A via retal pode ser utilizada para 2 finalidades: Para efeitos locais, como por exemplo supositórios à base de antiinflamatórios, supositórios e enemas laxativos, tratamento de fissuras retais e hemorróidas. Para efeitos sistêmicos: usada quando o paciente encontra-se inconsciente ou com dificuldade de deglutição ou quando o fármaco é irritante para a mucosa gástrica ou sabor desagradável. Essa via é muito utilizada em crianças que estão vomitando ou que não conseguem ingerir o medicamento pelo sabor desagradável. Desvantagens:  Cerca de 50% do fármaco pode passar pela veia porta-hepática e sofrer o efeito de primeira passagem.  Absorção é imprevisível pelo fato do reto não conter microvilosidades.  Muitos fármacos irritam a mucosa retal.  Pode desencadear a defecação. 

E EXISTE GABARITO PARA ESSA QUESTÃO????????????????????????????????????

onde intraarterial tem efeito localizado?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo